- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
Victor Hugo Matias de Brito
- 08 maio 2024
O Selo Unicef é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira. Ao aderir ao Selo Unicef, o município assume o compromisso de manter a agenda de suas políticas públicas pela infância e adolescência como prioridade. Ao fazer a adesão ao Selo Unicef, o município deve seguir a metodologia proposta para fortalecer as políticas públicas que sustentam os direitos de meninas e meninos, e garantir que isso aconteça de forma intersetorial e integrada. Também é preciso que a participação social seja incentivada, garantindo o envolvimento dos Conselhos Municipais de Direitos da Criança e Adolescente (CMDCA) e a participação de adolescentes. Os municípios que mais avançam na garantia dos direitos de crianças e adolescentes são reconhecidos com o Selo Unicef, e podem fazer uso deste reconhecimento durante o ciclo seguinte. O período de atuação foi de janeiro a abril de 2024, com a população voltada para crianças e adolescentes na faixa etária para a vacina citada. 1.347 municípios participantes fazem parte do Semiárido brasileiro, distribuídos nos estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
Para realização de tal evento, foram realizadas reuniões de planejamento com a Comissão Mobilizadora do Selo Unicef, equipes das Atenção Primária à Saúde e Secretaria Municipal de Saúde, para fins de elaborar as práticas corretas para essa busca ativa vacinal – foi realizado levantamento de toda a área e público, com vacinação de casa a casa e em campanhas de multivacinação – , sendo deliberada à SMS a obrigatoriedade de custear os gastos de toda a ação.
Os resultados da ação foram atingidos, conforme expectativas dos objetivos geral e especíco, atendendo a todos os critérios planejados e idealizados para desenvolvimento da busca ativa vacinal para tríplice viral D1 e D2, chegando a atingir mais de 95% do percentual indicado pelo Selo Unicef para essa prática.
Apoiar as equipes das unidades básicas de saúde na busca ativa vacinal de crianças e adolescentes, visando a atualziação da caderneta de vacina para as doses de tríplice viral D1 e D2.
Rua Tabelião José Cândido - São João do Rio do Peixe, PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO