Oferta de atualização da caderneta de vacinação para a população no período noturno

A vacinação é reconhecida como uma das mais eficazes estratégias para preservar a saúde da população e fortalecer uma sociedade saudável e resistente. Além de prevenir doenças graves, a imunização contribui para reduzir a disseminação desses agentes infecciosos na comunidade, protegendo aqueles que não podem ser vacinados por motivos de saúde. O calendário nacional de vacinação contempla, na rotina dos serviços, 19 vacinas que protegem o indivíduo em todos ciclos de vida, desde o nascimento. Entre as doenças imunopreveníveis por essas vacinas estão a poliomielite, sarampo, rubéola, tétano, coqueluche e outras doenças graves e muitas vezes fatais. O PNI é responsável por coordenar as campanhas anuais de vacinação. Essas campanhas têm como objetivo alcançar altas coberturas vacinais, garantindo a proteção individual e coletiva contra diversas doenças. Assim, o Ministério da Saúde atua em conjunto com estados, municípios e o Distrito Federal para garantir o acesso equitativo às vacinas em todo o país.

Para realização dessa ação, foi idealizada junto com a Central de Distribuição de Imunização e Atenção Primária à Saúde, através de reuniões com suas coordenações, para estruturar as melhores ações de cobertura vacinal no período noturno, dando oportunidade, durante a semana, da oferta de vacinas a população que fica impedida de buscar as unidades de saúde por motivos próprios: trabalho, escola e outros. As instituições analisaram seus dados e implantaram essa prática, otimizando a oferta do serviço e sua cobertura vacinal.

Os resultados da ação foram atingidos, conforme expectativas dos objetivos geral e específico, atendendo a todos os critérios planejados e idealizados para desenvolvimento da busca ativa vacinal, chegando a atingir mais de 95% do percentual indicado pelos orgãos de supervisão e acompanhamento.

realizar a cobertura vacinal da população em geral ofertada no período noturno atualziação da caderneta vacinal – todos os públicos; disponibilidade de vacina no período noturno

Principal

Raphael Formiga Maciel Pires

raphaelformiga87@gmail.com

enfermeiro/responsável técnico

Coautores

Maria Eliana de Queiroga Alexandre

A prática foi aplicada em

São João do Rio do Peixe

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Tabelião José Cândido - São João do Rio do Peixe, PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Raphael Formiga Maciel Pires

Conta vinculada

27 mar 2024

CADASTRO

28 mar 2024

ATUALIZAÇÃO

06 jun 2023

inicio

26 mar 2024

fim

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas