Olá,

Visitante

Grupo Girassol: relatos de experiência de ações de promoção da saúde para melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças e sequelas neurológicas

Com intuito de relatar experiência de ações de promoção de saúde, para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças e sequelas neurológicas, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) iniciou um projeto em 2019 na Academia da Saúde e que está em vigor até os dias de hoje, procurou-se por meio de um grupo realizar acompanhamento dos pacientes que era uma demanda constante e permanente do setor de fisioterapia do município e não realizava acompanhamento com os outros profissionais. A atenção ao paciente com doenças e sequelas neurológicas têm considerável importância epidemiológica e magnitude social na população, considerando-se o quadro de morbidade, composto por elevada prevalência de pessoas com sequelas neurológicas, o acompanhamento desses pacientes deve ser prioridade, investir nessa população é a garantia de vitalidade e melhora da qualidade de vida para essa população, dando a eles autonomia nas atividades de vida diária.

Acompanhar os pacientes com dificuldades motoras e cognitivas decorrente de doenças e sequelas neurológicas, por meio de atendimento em grupo com fonoaudióloga, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, psicóloga, nutricionista do Nasf e educador físico. Trabalhar as necessidades diárias, trabalhar as dificuldades decorrentes das sequelas deixadas pela doença e proporcionar a eles oportunidade de realizar um acompanhamento especializado, um grupo de profissionais ira realizar acompanhamento dos pacientes de forma constante e permanente do setor de fisioterapia e não realizava acompanhamento com os outros profissionais. Os pacientes serão encaminhados para o Grupo Girassol onde os profissionais do Nasf e da academia realizam a triagem e inicia o acompanhamento multiprofissional nas dependências da academia. Serão usadas estratégias que vão mitigar as dificuldades e limitações de cada paciente.

Os resultados serão mensurados por meio de avaliações onde os profissionais iram observar se ouve melhora nas suas limitações. Melhorar relacionamento interpessoal entre os usuários do Serviço de reabilitação, usufruir do espaço Academia da Saúde de forma sistêmica, proporcionar reabilitação de forma humanizada aos usuários da atenção básica. Percebe-se a importância desses pacientes participarem de grupos de convivência, integrando-se a uma rede social, evidenciando e ressaltando melhora de suas limitações motoras e cognitivas, melhora da saúde e da qualidade de vida. Com essa estratégia, conseguimos realizar um acompanhamento especializado multiprofissional de forma mais completa. Estaremos contribuindo para a melhoria da saúde e consequentemente, melhor qualidade de vida.

Principal

Marcélio Teixeira Da Costa

marceliocosta@yahoo.com.br

Coautores

Jussara Werner Zavatario

A prática foi aplicada em

Bugre

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Bugre (MG)

Rua Francisco Antunes, 115 - Centro, Bugre - MG

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Rhuana Rodrigues Barbosa

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

19 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba