Olá,

Visitante

Grupo Girassol: Relatos de Experiência de Ações de Promoção da Saúde para Melhoria da Qualidade de Vida de Pessoas com Doenças e Sequelas Neurológicas

Com intuito de relatar experiência de ações de promoção de saúde, para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças e sequelas neurológicas, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) iniciou um projeto em 2019 na Academia da Saúde e que está em vigor até os dias de hoje, procurou-se por meio de um grupo realizar acompanhamento dos pacientes que era uma demanda constante e permanente do setor de fisioterapia do município e não realizava acompanhamento com os outros profissionais. A atenção ao paciente com doenças e sequelas neurológicas têm considerável importância epidemiológica e magnitude social na população, considerando-se o quadro de morbidade, composto por elevada prevalência de pessoas com sequelas neurológicas, o acompanhamento desses pacientes deve ser prioridade, investir nessa população é a garantia de vitalidade e melhora da qualidade de vida para essa população, dando a eles autonomia nas atividades de vida diária.

Acompanhar os pacientes com dificuldades motoras e cognitivas decorrente de doenças e sequelas neurológicas, por meio de atendimento em grupo com Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Nutricionista do NASF e Educador Físico Trabalhar as necessidades diárias, trabalhar as dificuldades decorrentes das sequelas deixadas pela doença e proporcionar a eles oportunidade de realizar um acompanhamento especializado, um grupo de profissionais ira realizar acompanhamento dos pacientes de forma constante e permanente do setor de fisioterapia e não realizava acompanhamento com os outros profissionais. Os pacientes serão encaminhados para o Grupo Girassol onde os profissionais do NASF e da Academia realizam a triagem e inicia o acompanhamento multiprofissional nas dependências da Academia. Serão usadas estratégias que vão mitigar as dificuldades e limitações de cada paciente.

Os resultados serão mensurados por meio de avaliações onde os profissionais iram observar se ouve melhora nas suas limitações. Melhorar relacionamento interpessoal entre os usuários do Serviço de reabilitação, usufruir do espaço Academia da Saúde de forma sistêmica, proporcionar reabilitação de forma humanizada aos usuários da atenção básica.Percebe-se a importância desses pacientes participarem de grupos de convivência, integrando-se a uma rede social, evidenciando e ressaltando melhora de suas limitações motoras e cognitivas, melhora da saúde e da qualidade de vida. Com essa estratégia, conseguimos realizar um acompanhamento especializado multiprofissional de forma mais completa. Estaremos contribuindo para a melhoria da saúde e consequentemente, melhor qualidade de vida.

Principal

Marcélio Teixeira Da Costa

marceliocosta@yahoo.com.br

Coautores

Jussara Werner Zavatario

A prática foi aplicada em

Bugre

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

R: Francisco Antunes, N 115, Centro, Bugre Mg

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Rhuana Rodrigues Barbosa

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal