Retomada da prática de yoga como forma de promoção à saúde após o advento da vacinação para covid-19

A experiência aqui relatada foi realizada a partir do final do ano de 2021, período em que a humanidade ainda atravessava a pandemia causada pelo SARS-Cov-2, cuja contaminação passava a ter apresentação mais leve desde o surgimento das vacinas no início daquele ano. O cenário foi a Unidade Básica de Saúde (UBS) Vila Formosa, no município de São José, localizado na macrorregião da Grande Florianópolis – onde estão inseridos autora e coautores. A cidade possui extensão territorial de 113,6 km2, sendo banhada pelas baías norte e sul de Santa Catarina e seccionada pela BR 101. Segundo dados do IBGE, possuía uma população estimada de 253.705 habitantes no ano de 2021. O bairro Forquilhas, ao qual pertence a UBS Vila Formosa, localiza-se no distrito oeste, um dos 5 entre os quais o município é dividido. A prática de Yoga já vinha sendo uma das atividades coletivas da UBS desde o ano de 2019, tendo sido descontinuada em março de 2020, a partir das restrições impostas pela pandemia. Com a redução de tais restrições e o retorno das atividades coletivas de promoção à saúde, e a partir da evidência empírica do descontrole de doenças crônicas, deterioração da saúde mental e também do sedentarismo acometendo aquela população, decidiu-se pela retomada das aulas semanais de Yoga. A partir da mobilização de médicas de uma das equipes da UBS, juntamente a uma agente comunitária de saúde (ACS) e duas profissionais de Educação Física do NASF, em novembro de 2021 o grupo de Yoga foi reinaugurado.

O projeto teve como objetivo geral a promoção da saúde da comunidade a partir da prática de Yoga semanal. Os objetivos específicos foram a redução da morbidade causada por condições crônicas de saúde, o estímulo à prática de hábitos de vida saudáveis e a promoção de consciência corporal e sobre o funcionamento mental de cada indivíduo.

Há também saber científico confirmando que o Yoga beneficia algumas das principais condições vistas na APS, são elas: hipertensão, dor lombar e transtornos depressivos/ansiosos. Nessa experiência, percebemos melhora referida dos dois últimos. Diante do sabido bem-estar provocado, a despeito de baixos custos e elevada segurança, são válidas a prática e tomada de conhecimento dos seus potenciais pela comunidade científica.

Principal

Carolina Aparecida Donofrio Santos Costa

carol.ascosta@gmail.com

Coautores

Rua Antonio Jovita Duarte

A prática foi aplicada em

São José

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Rua Antônio Jovita Duarte - Forquilhinhas, São José - SC, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Carolina Costa

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

24 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas