Olá,

Visitante

Práticas Integrativas Como Estratégia de Ressignificação do Cuidado em Saúde

No ano de 2016, na Unidade de Saúde da Família Grotão, em João Pessoa –PB, inicia-se um movimento com trabalhadores, Instituições de Ensino e comunidade sobre a importância das PICS no cuidado à saúde da população. Como resultado dessa mobilização as PICS foram inseridas no processo de trabalho e no cuidado coletivo e individual da comunidade. Como estratégias mais significativas destacam-se: A implantação de uma Horta Medicinal, com ações voltadas ao resgate dos usos, sentidos e costumes das plantas medicinais no cuidado à saúde

Dentre os principais problemas abordados na experiência em curso destacam-se: O sofrimento e o transtorno mental, as dores crônicas, a diabetes, a hipertensão e questões relativas a obesidade. Também se discutem com os usuários da USF e os demais atores envolvidos, as problemáticas envolvendo questões do âmbito social, ambiental, econômico, entre outros, fatores esses, importantes na produção da saúde das pessoas que vivem no Território.

Implementar/ou efetivas tais práticas garantindo os recursos orçamentários e humanos. Essa experiência se justifica por diversos fatores, ou seja: Trata-se da aplicabilidade de Políticas Públicas eficazes na promoção de sentido e produção de cuidado à saúde, por meio de tecnologias leves e de baixo custo. Também é relevante observar a urgente necessidade da promoção da saúda da população, e não apenas tratar expressivamente de sinais e sintomas relativos a doenças.

Principal

Maria do Carmo de Amorim

carminhaamorim42@gmail.com

A prática foi aplicada em

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Instituição

João Pessoa

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maria do Carmo de Amorim

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Grupo de Auriculoterapia – Saúde Mental na APS
São Paulo