Olá,

Visitante

Relato do Aumento do Acesso ao Programa de Imunização na Atenção Básica de Silva Jardim/Rj.

OBJETIVOS: Mostrar o aumento da assistência do Programa de Imunização na Atenção Básica a partir da adesão ao Programa da Rede Frio (Portaria 2.627/2014) em Silva Jardim/RJ/Metropolitana II.METODOLOGIA: Foi realizada uma avaliação comparativa da produtividade da Central de Imunização Municipal a partir do aumento da capacidade instalada do setor por meio da adesão do programa.

O município de Silva Jardim localizado na Região Metropolitana II, do Estado do Rio de Janeiro, apresenta 938 Km2 com uma população de 21349 habitantes. Trata-se de um município com um extenso territórioe boa parte de sua área geográfica está localizada em áreas rurais de difícil acesso. Quando a atual gestão do município assumiu, em 2013, a Central de Imunização possuía grande dificuldade de garantir o abastecimento com insumos imunobiológicos nas Unidades Básicas de Saúde. A capacidade instalada do setor era deficitária pois poucas unidades possuíam uma estrutura adequada na sala de vacina, nem todas possuíam refrigeradores, havia uma Kombi inadequada para o transporte dos insumos (de acordo com a legislação vigente), a taxa de abandono dos indicadores de monitoramento do sistema vigente era grande e o índice de unidades cadastradas com sala de vacina era ínfimo, restrito somente as unidades localizadas próximas ao perímetro urbano do município. Com a publicação da portaria que implantou a Rede de Frio, o município aderiu o programa em 2014, em 2015 foi contemplado com a aquisição de um veículo cabine dupla, 2.8 (4×4) ABS nas quatro rodas e refrigerado, um grupo gerador e uma câmara para conservação de imunobiológicos.

A Rede de Frio é um sistema utilizado pelo Programa Nacional de Imunização, que tem o objetivo de assegurar que os imunobiológicos disponibilizados no serviço de vacinação sejam mantidos em condições adequadas de transporte, armazenamento e distribuição, permitindo que eles permaneçam com suas características iniciais até o momento da sua administração. Nesse ínterim, tem se observado que a partir da adesão ao programa houve uma qualificação da gestão do acesso aos serviços ofertados pela imunização municipal. Dessa forma, a aquisição dos equipamentos da Rede de Frio representa um grande avanço para um município que apresenta um PIB escasso.

Principal

Marilete Ancelino de Souza, Leonel Carvalho da Silva E Tereza Cristina Abrahão Fernandes.

marileteancelino@gmail.com

A prática foi aplicada em

Silva Jardim

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Rua Nelson Alfradick - s/n

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Marilete Ancelino de Souza

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

03 nov 2020

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Dengue tô fora! uma experiência de intersetorialidade
Santa Catarina
Práticas
O sarampo “navegou” pelo rio Madeira e “parou” em Porto Velho: relatando a experiência da vigilância em saúde do município
Rondônia
Práticas
Enfrentamento do surto de sarampo no município de Boa Vista: uma experiência que demonstrou o quanto é possível a integração entre atenção básica e vigilância em saúde
Roraima
Práticas
Vigilância de epizootias visando a prevenção da febre amarela no município de Curitiba (PR)
Paraná
Práticas
Parceria entre vigilância epidemiológica e vigilância sanitária: ações de imunização
Minas Gerais