- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O tabagismo é reconhecido como uma dependência química que expõe as pessoas a inúmeras substâncias tóxicas, sendo responsável por mais de 157 mil infartos agudos do miocárdio, aproximadamente 75 mil acidentes cerebrovasculares e 63 mil diagnósticos de câncer (INCA, 2008). A atenção primária à saúde tem atuação relevante no diagnóstico da dependência e tratamento de fumantes, visto que em torno de 70% dos tabagistas frequentam as unidades básicas de saúde para cuidados relacionados à problemas de saúde. As terapias integrativas, tais como auriculoterapia, são consideradas intervenções eficazes e seguras na cessação do tabagismo (SILVA, 2014). Com o objetivo de mudar as recaídas e desistências dos usuários no grupo de tabagismo, foi realizada a introdução de PICS, dentre essas, a auriculoterapia na expectativa de propor tratamento preventivo para a redução dos níveis de ansiedade, a fim de que se tenha melhor adesão, redução e cessação do uso do tabaco.
Descrever o resultado das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) como intervenção no apoio à cessação do tabagismo na Atenção Básica. Estudo descritivo realizado com 16 usuários de uma unidade de saúde da família, no município de Garanhuns (PE), no período de setembro e outubro de 2018. Os grupos foram realizados pelo profissional de enfermagem e residentes (residência do Hospital Regional Dom Moura e saúde do campo). A captação dos usuários foi realizada através da avaliação inicial individualizada através do preenchimento da ficha padronizada para classificação do grau de dependência. Os critérios de inclusão foram o desejo de parar de fumar e disponibilidade de horário, e os critérios de exclusão foram presença de infecção, inflamação ou ferimento no pavilhão auricular e o não comparecimento em duas ou mais sessões consecutivas.
Nos grupos dos meses de setembro a outubro, com a utilização das PICS a partir da primeira sessão, foram avaliados 16 usuários, desses, 9 reduziram o uso do cigarro e 7 cessaram entre a 2ª e 3ª sessão. As práticas integrativas contribuíram para a redução e cessação, além do alívio dos sintomas da abstinência do tabagismo. Usuários relataram redução da inapetência, insônia, sentimentos de angústia e depressão após as sessões da prática auricular. A experiência da auriculoterapia aliada ao tratamento do tabagismo, na USF Heliópolis, tem se mostrado relevante na cessação do uso do tabaco, tendo sua confirmação diante da grande procura e adesão ao serviço após a sua implantação.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO