Olá,

Visitante

Vigilância ambiental trabalhando a sustentabilidade do meio ambiente através do combate Aedes aegypti

O mosquito Aedes aegypti é o vetor transmissor de quatro arboviroses com sintomas característicos e semelhantes, podendo levar à morte em casos raros. Diversos tipos de reservatórios de água podem servir de meio para sua reprodução, sendo o pneu um dos mais difíceis de eliminar o liquido, o que facilita a proliferação de forma bastante ampla devido ao descarte incorreto dos considerados inservíveis, além de prejudicar diretamente o meio ambiente, devido ao longo tempo de degradação da matéria-prima utilizada na confecção do produto.

Combater o vetor mais perigoso para a saúde pública, atualmente, através da sustentabilidade ambiental no descarte de pneus inservíveis, o criadouro mais difícil de ser eliminado durante o trabalho dos agentes de combate às endemias. Mapeamento das áreas de descarte dos pneus, cadastramento de borracharias existentes em todo o território municipal, educação dos proprietários desses estabelecimentos para o descarte sustentável dos pneus inservíveis para evitar o acúmulo de água no município dos Palmares (PE).

Foram realizadas 160 coletas, retirando cerca de três toneladas, aproximadamente 4000 unidades de pneus inservíveis de diversos tamanhos. Eles foram utilizados em comunidades rurais e urbanas indicadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também colaborou doando o transporte para recolhimento dos pneus. Foram confeccionadas hortas comunitárias, lixeiras, manilhas para passagem molhada, telhados, arborização, praças entre outras. Percebeu-se que os proprietários das borracharias colocavam os pneus em locais estratégicos para facilitar a coleta. Houve uma queda significativa de descarte incorreto dos pneus, uma vez que as comunidades começaram a procurar a Vigilância Ambiental Municipal em busca de mais pneumáticos. Acreditamos que cada coleta realizada foi excelente e proporcionou a sensibilização por parte das pessoas quanto ao descarte sustentável de produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente. Mostrando assim que a prevenção e os cuidados básicos diferenciam uma sociedade com informação. Possibilitando a multiplicação da sustentabilidade ambiental e equilíbrio da saúde por meio dessas atividades. Evitando, assim, maiores danos à saúde dos munícipes palmarenses. O Aedes aegypti precisa ser combatido.

Principal

Sylmara Karine Leite da Silva

maninhabbb@hotmail.com

Coautores

Sylmara Karine Leite da Silva

A prática foi aplicada em

Palmares

Palmares

Palmares

Palmares

Palmares

Palmares

Palmares

Palmares

Palmares

Pernambuco

Nordeste

Esta prática está vinculada a

R. Cônego Henrique Xavier, 243 - Palmares, PE, 55540-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Francisco Bernardo Dos Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

02 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Ressignificar com arte
Bahia
Práticas
Eco-desafio: 30 dias para transformar
Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo do Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Vigidesastre: resposta rápida intersetorial para o impacto de um desastre ambiental na saúde humana
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Caderneta Ok
Rio de Janeiro
Práticas
Nenhuma casa sem banheiro
Rio Grande do Sul
Práticas
A importância da educação ambiental em saúde na qualidade de água para consumo humano no meio rural
Rio Grande do Sul
Práticas
Desbravadores do SUS: redescobrindo cidadãos, promovendo o direito à saúde
Pará
Práticas
Projeto verde novo humanizado
Minas Gerais
Práticas
Saúde é direito de todos: garantindo o direito à saúde de usuários das comunidades quilombolas, ribeirinhas e rurais do município de Itacoatiara (AM)
Amazonas
1 / 3123