Olá,

Visitante

Vigilância ambiental trabalhando a sustentabilidade do meio ambiente através do combate Aedes Aegypti

O mosquito Aedes Aegypti é o vetor transmissor de quatro arboviroses com sintomas característicos e semelhantes, podendo levar a morte em casos raros. Diversos tipos de reservatórios de água podem servir de meio para sua reprodução, sendo o pneu um dos mais difíceis de eliminar o liquido, o que facilita a proliferação do mesmo de forma bastante ampla devido ao descarte incorreto dos considerados inservíveis, além de prejudicar diretamente o meio Ambiente, devido ao longo tempo de degradação da matéria prima utilizada na confecção do produto.

Combater o vetor mais perigoso para a saúde pública atualmente, através da sustentabilidade ambiental no descarte de pneus inservíveis, o criadouro mais difícil de ser eliminado durante o trabalho dos agentes de combate as endemias. Mapeamento das áreas de descarte dos pneus, cadastramento de borracharias existentes em todo o território municipal, educação dos proprietários desses estabelecimentos para o descarte sustentável dos pneus inservíveis para evitar o acumulo de agua, no município dos Palmares/PE.

Foram realizadas 160 coletas, retirando cerca de três toneladas, aproximadamente 4000 unidades de pneus inservíveis de diversos tamanhos. Os mesmos foram utilizados em comunidades rurais e urbanas indicadas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que também colaborou doando o transporte para recolhimento dos pneus. Foram confeccionadas hortas comunitárias, lixeiras, manilhas para passagem molhada, telhados, arborização, praças entre outras. Percebeu-se que os proprietários das borracharias colocavam os pneus em locais estratégicos para facilitar a coleta. Houve uma queda significativa de descarte incorreto dos pneus, uma vez que as comunidades começaram a procurar a Vigilância Ambiental Municipal em busca de mais pneumáticos.Acreditamos que cada coleta realizada foi excelente e proporcionou a sensibilização por parte das pessoas quanto ao descarte sustentável de produtos nocivos a saúde e ao meio ambiente. Mostrando assim que a prevenção e os cuidados básicos diferenciam uma sociedade com informação. Possibilitando a multiplicação da sustentabilidade Ambiental e equilíbrio da saúde por meio dessas atividades. Evitando assim, maiores danos a saúde dos munícipes palmarenses. o Aedes aegypti precisa ser combatido.

Principal

Sylmara Karine Leite Da Silva

maninhabbb@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Palmares

Pernambuco

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua Conêngo Henrique Xavier N°243 Bairro Santa Luzia

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Francisco Bernardo Dos Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

22 maio 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal
Práticas
Qual Significado de Morar em um Srt e A Importância da Inclusão des tes Moradores com Transtornos Mentais no Mercado de Trabalho: Relato da Experiência Vivenciada em Orindiúva
São Paulo
Práticas
Risus – de Coadjuvante A Protagonista
São Paulo
Práticas
Contratualização na Ses-Df: Resultados da Implantação de Metas nas Regiões de Saúde da Secretaria de Saúde do Df
Distrito Federal