Relato de experiência: Pequenos procedimentos, aumentando a resolutividade na Atenção Primária.

Em face do cenário atual, este trabalho visa demonstrar a experiência exitosa de melhoria na resolutividade e cuidado pela equipe multidisciplinar da unidade básica de saúde. A Política Nacional de Atenção Básica, de 2006, explicita a importância de construção de uma APS abrangente, integral e organizadora da rede assistencial, de modo a evoluir no desenvolvimento dos princípios e diretrizes do SUS. De acordo com Mendes³, a atenção primária resolutiva, integral como elemento central de uma Rede de Atenção à Saúde (RAS) pode ser capaz de ampliar a resolutividade da atenção prestada pela rede, aumentar sua efetividade, racionalizar seus custos e ser capaz de promover uma atenção mais integral à saúde da população. Esta proposta foi elaborada mediante a Política Nacional da Atenção Básica (PNAB), atualizada por meio da Portaria GM/MS nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, prevê a realização de pequenos procedimentos, atribuição específica dos médicos em uma Unidade Básica de Saúde (UBS).
Metodologia:
Trata-se de um relato de experiência realizado na cidade de Rio Preto da Eva, Amazonas, Brasil, descrevendo sobre a realização de pequenos procedimentos cirúrgicos dermatológicos na Unidade Básica de Saúde Dr. Hamilton Cidade. Os dados foram coletados por meio da análise do registro em prontuário eletrônico PEC/SUS, e arquivo físico disponível na Unidade Básica em estudo, gerando o total de procedimentos e quais foram estes, o que possibilitou o atual estudo. Os agendamentos são feitos conforme ordem de consultas, respeitando uma lista de espera e sendo ofertados 3 fichas nos sábados (horário estendido) para propiciar um ambiente mais tranquilo, ofertando um acolhimento de qualidade durante o atendimento e, posteriormente sendo agendado uma consulta avaliativa de retorno após 20 ou 30 dias, para avaliação da cicatrização e posteriormente a alta médica. Dessa forma, estas demandas acima seriam poupadas, e o sistema de encaminhamento fica menos oneroso, para os casos que realmente podem ser resolvidos na APS. A delimitação de pequenos procedimentos em cirurgia ambulatorial na atenção primária foi realizada com base nas definições do Caderno de Atenção Básica, número 30 do Ministério da Saúde.

Realizar procedimento cirúrgico ambulatorial, como um dos aspectos para a resolutividade, e cuidado na Atenção Primária à Saúde.
Necessidade de reduzir a demanda por encaminhamentos de pequenos procedimentos dermatológicos, por via sistema de regulação (SISREG) Garantir o acesso a procedimentos cirúrgicos de pequeno porte na APS da Rede Municipal de Saúde. Atenuar a piora clínica Aumentar a resolutividade da Rede Municipal de Saúde Reduzir as despesas públicas com encaminhamentos a outros serviços de saúde.

O projeto teve inicio em dezembro de 2024 até os dias atuais. Foram avaliados 58 pacientes que precisavam de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais, com diagnósticos de nevo melanocítico, verruga viral, fibroma mole, dermatofibroma, acrocórdons, ceratose seborreica e corno cutâneo. Desses, 13 pacientes concluiram o tratamento, 18 estão acompanhamento e 27 aguardando vaga para início de tratamento em lista de espera. Com uma redução de 53,44% na fila de espera do sistema. Estes com apoio da equipe multidiciplinar, médica, enfermeira e técnica de enfermagem.
A realização dos procedimentos cirúrgicos trouxeram resultados satisfatórios, ofertando um atendimento diferenciado e humanizado, melhorando a qualidade de vida da população, principalmente a autoestima das pessoas além de, resgatar usuários faltosos e, captar novos aumentando assim a participação da comunidade nas atividades de saúde realizadas em nossa unidade. A Unidade possui uma sala específica para procedimentos, bem como autoclave para esterilização, bandejas, pinças, tesouras, EPI, e demais materiais/insumos de uso ambulatorial.

A resolutividade proporciona bem-estar ao público e melhoria na qualidade da assistência em saúde (CHAVES SCHERER CONILL, 2023). Dessa forma, é perceptível a satisfação e fidelização aos usuários atendidos, destinando ao referenciamento apenas pacientes que, verdadeiramente tenham essa necessidade, melhorando resolutividade, em se obter o acesso a esses serviços, de forma rápida, resolutiva evitando complicações de saúde.

autor Principal

MONICA ROCHA MELO MANCHESKY

mancheskymonica@gmail.com

Médica

Coautores

AUTOR PRINCIPAL: Monica Rocha Melo Manchesky COAUTORES: Cátia Lana Aquino de Oliveira, Marilena Facundes Fernandes

A prática foi aplicada em

Rio Preto da Eva

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Secretaria de Saúde de Rio Preto da Eva AM

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

MONICA ROCHA MELO MANCHESKY

Conta vinculada

31 jul 2025

CADASTRO

31 jul 2025

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Condição da prática

Andamento

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