Frenotomia lingual no recém-nascido como atenção integral à amamentação materna na APS de Rio Bananal.

No município de Rio Bananal/ES, a frenotomia lingual em bebês passou a ser ofertada na Atenção Primária à Saúde (APS) a partir da atuação do cirurgião dentista do provimento do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), através do Programa QualificaAPS. A iniciativa surgiu em resposta à demanda crescente de famílias com recém-nascidos encaminhados por maternidades da região, que apresentam dificuldades na amamentação frequentemente relacionadas à anquiloglossia, popularmente chamada de de “língua presa”.
O procedimento cirúrgico é realizado no consultório odontológico, de forma segura, simples e humanizada no bebê acompanhado dos familiares, com participação da equipe multiprofissional e articulação entre cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos do município.
A atuação no território por meio do ICEPi possibilitou a estruturação de um fluxo de atendimento eficaz, com acolhimento precoce do bebê e da família, acompanhamento pós-procedimento, promovendo resolutividade e cuidado integral.
A alta resolutividade, o baixo custo e os benefícios imediatos para a saúde do bebê e da mãe favoreceram a ampliação do acesso e o fortalecimento da linha de cuidado materno-infantil.
A implementação do serviço contou com o apoio da gestão municipal e da coordenação da saúde bucal e se consolidou como uma estratégia eficaz de fortalecimento da APS. A boa resolutividade do atendimento aliada ao impacto positivo sobre a amamentação e aleitamento maternos reforçou o papel do cirurgião-dentista na linha de cuidado da primeira infância e ampliação da rede de cuidados em saúde bucal.

Com a dificuldade e a insegurança da família ao sair da maternidade com o bebê em dificuldade de amamentação devido à anquiloglossia, foi possível estruturar o procedimento de frenotomia diretamente na Unidade de Saúde, promovendo acesso precoce, segurança no procedimento e ampliação da puericultura multiprofissional.
Com o provimento da odontologia do ICEPi, o acolhimento dessas crianças e familiares passou a ser realizado, também, pela equipe de odontologia, ampliando a multidisciplinaridade na puericultura, inserindo o cirurgião dentista e o fonoaudiólogo na atenção materno-infantil, garantindo uma abordagem integrada, humanizada e multiprofissional.

A valorização da prática clínica baseada em evidências, aliada ao apoio da gestão municipal, possibilitou a consolidação de um serviço acessível, de baixo custo e alto impacto social.
O procedimento, de frenotomia é simples e de baixo custo, e passou a ser realizado na mesma consulta inicial, no própria unidade de saúde do paciente, sem necessidade de deslocamento da família para centros especializados ou municípios vizinhos, o que contribuiu para a ampliação do acesso, conforto para a família e resolutividade dos serviços.
O principal desafio, agora, é garantir a continuidade e a consolidação desse cuidado, mantendo o acolhimento rotineiro das famílias e o fortalecimento dos vínculos com a APS.

Conclui-se que, o atendimento é acompanhamento desses pacientes promoveram não só o acesso, mas também a humanização, do cuidado integral e ampliado, centrado na pessoa e na família, pilares estruturantes do SUS. O cirurgião-dentista passa a protagonizar com esse serviço, uma inovadora e exitosa habilidade, possível e estruturante de cuidados na própria APS do município.

autor Principal

Julia Ferreira Boldrini

juliafb2010@hotmail.com

Cirurgiã Dentista

Coautores

Julia Ferreira Boldrini, Itamar Francisco Teixeira.

A prática foi aplicada em

Rio Bananal

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bananal ES

Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bananal ES

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Julia Ferreira Boldrini

Conta vinculada

31 jul 2025

CADASTRO

31 jul 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma
unblocked games + agar.io