No município de Rio Bananal/ES, a frenotomia lingual em bebês passou a ser ofertada na Atenção Primária à Saúde (APS) a partir da atuação do cirurgião dentista do provimento do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPi), através do Programa QualificaAPS. A iniciativa surgiu em resposta à demanda crescente de famílias com recém-nascidos encaminhados por maternidades da região, que apresentam dificuldades na amamentação frequentemente relacionadas à anquiloglossia, popularmente chamada de de “língua presa”.
O procedimento cirúrgico é realizado no consultório odontológico, de forma segura, simples e humanizada no bebê acompanhado dos familiares, com participação da equipe multiprofissional e articulação entre cirurgiões-dentistas e fonoaudiólogos do município.
A atuação no território por meio do ICEPi possibilitou a estruturação de um fluxo de atendimento eficaz, com acolhimento precoce do bebê e da família, acompanhamento pós-procedimento, promovendo resolutividade e cuidado integral.
A alta resolutividade, o baixo custo e os benefícios imediatos para a saúde do bebê e da mãe favoreceram a ampliação do acesso e o fortalecimento da linha de cuidado materno-infantil.
A implementação do serviço contou com o apoio da gestão municipal e da coordenação da saúde bucal e se consolidou como uma estratégia eficaz de fortalecimento da APS. A boa resolutividade do atendimento aliada ao impacto positivo sobre a amamentação e aleitamento maternos reforçou o papel do cirurgião-dentista na linha de cuidado da primeira infância e ampliação da rede de cuidados em saúde bucal.
Com a dificuldade e a insegurança da família ao sair da maternidade com o bebê em dificuldade de amamentação devido à anquiloglossia, foi possível estruturar o procedimento de frenotomia diretamente na Unidade de Saúde, promovendo acesso precoce, segurança no procedimento e ampliação da puericultura multiprofissional.
Com o provimento da odontologia do ICEPi, o acolhimento dessas crianças e familiares passou a ser realizado, também, pela equipe de odontologia, ampliando a multidisciplinaridade na puericultura, inserindo o cirurgião dentista e o fonoaudiólogo na atenção materno-infantil, garantindo uma abordagem integrada, humanizada e multiprofissional.
A valorização da prática clínica baseada em evidências, aliada ao apoio da gestão municipal, possibilitou a consolidação de um serviço acessível, de baixo custo e alto impacto social.
O procedimento, de frenotomia é simples e de baixo custo, e passou a ser realizado na mesma consulta inicial, no própria unidade de saúde do paciente, sem necessidade de deslocamento da família para centros especializados ou municípios vizinhos, o que contribuiu para a ampliação do acesso, conforto para a família e resolutividade dos serviços.
O principal desafio, agora, é garantir a continuidade e a consolidação desse cuidado, mantendo o acolhimento rotineiro das famílias e o fortalecimento dos vínculos com a APS.
Conclui-se que, o atendimento é acompanhamento desses pacientes promoveram não só o acesso, mas também a humanização, do cuidado integral e ampliado, centrado na pessoa e na família, pilares estruturantes do SUS. O cirurgião-dentista passa a protagonizar com esse serviço, uma inovadora e exitosa habilidade, possível e estruturante de cuidados na própria APS do município.
Secretaria Municipal de Saúde de Rio Bananal ES
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO