RELATO DE EXPERIÊNCIA – INSERÇÃO DE DIU NAS UNIDADES BÁSICAS DE SAÚDE DE VASSOURAS.

Trata se de um relato de experiência sobre o início implantação de dispositivo intra uterino (DIU) de cobre no município de Vassouras pelo profissional enfermeiro , seguindo a Resolução Cofen 690/22 juntamente com a nota técnica 31/2023 no que diz respeito a ampliação da oferta, inserção e retirada do Dispositivo Intrauterino.
O DIU de cobre é um método de contraceptivo de longa duração disponibilizado pelo Ministério da Saúde que apresenta elevada eficácia, tem poucos efeitos colaterais e adversos e tem duração de uso de 10 anos, após a sua inserção. A indicação do DIU é para toda e qualquer pessoa com útero, adolescente ou adulta, que preencha os critérios de elegibilidade para a tal.
Com objetivo de reduzir a demanda reprimida do público que busca o dispositivo intrauterino como método contraceptivo e assim, desenvolver ações no que diz respeito ao Planejamento Reprodutivo e Sexual, ampliando seu acesso e reduzindo a mortalidade materna através da expansão do modelo da Estratégia de Saúde da Família, que proporciona aumento da cobertura das ações obstétricas e de Planejamento Familiar.
Assegurar o direito de escolha desse indivíduo sobre seu corpo e sua história reprodutiva, minimizando desigualdades através da assistência Primária à Saúde (APS) humanizada e qualificada.

Baseando se Resolução Cofen 690/22 juntamente com a nota técnica 31/2023 no que diz respeito a ampliação da oferta, inserção e retirada do Dispositivo Intrauterino.
Em Julho de 2024 após conclusão da habilitação de 03 profissionais enfermeiras, foi elaborado um fluxograma de atendimento e iniciou se as inserções nas unidades de Estratégia Saúde da Família do município de Vassouras, a princípio de forma itinerante, e de acordo com a demanda apresentada pela equipe multidisciplinar de cada unidade de saúde.
Realiza se assistência ao público de indivíduos com útero que manifestam o desejo de inserir DIU durante as consultas de planejamento reprodutivo, através de uma avaliação individualizada para verificar se as pacientes são elegíveis ao método e após avaliação positiva, o profissional fornece informações claras sobre os benefícios e os possíveis riscos, além de solicitação da assinatura de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) antes da inserção do mesmo.

Após 08 meses do início das inserções e com um total de 73 inserções realizadas, houve uma queda acentuada da demanda reprimida; Fortalecimento das ações de Planejamento Reprodutivo no município e maior visibilidade do DIU método contraceptivo de longa duração.

A assistência à Saúde da Mulher na Atenção Primária no que se refere ao planejamento reprodutivo, possui uma grande leque de ações, considerando o acesso, integralidade e universalidade.
Faz se necessário ampliar o acesso dos profissionais a capacitação sobre a temática e habilitação para a realização desse procedimento em questão, afim de que os mesmos a realizem de forma técnica, segura e humanizada. Garantindo a esse público a escolha do método contraceptivo por meio de orientações sobre as diversas opções, seus mecanismos de ação, riscos e benefícios, através de um acolhimento individualizado e respeitoso.
Garantir o acesso a métodos contraceptivos em sua totalidade e sem julgamentos de valores nas Estratégias de Saúde da Família, baseados em evidências científicas é contribuir para a queda dos índices de gestações não planejadas e mortalidade materna.

Para iniciar esse movimento é imprescindível o apoio da gestão municipal e sensibilização dos profissionais das equipes multidisciplinar sobre a importância do fortalecimento do planejamento reprodutivo nos territórios.
Importante ressaltar que essa prática somente foi possível graças a parceria do Coren RJ e da Secretária Estadual de Saúde RJ que viabilizaram as vagas no curso de formação e habilitação de inserção e remoção de Dispositivo Intrauterino para os profissionais.

Principal

Fabiana Ramos Vargas

fabianavargas@id.uff.br

Coordenação Saúde da Mulher

A prática foi aplicada em

Vassouras

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Fabiana Ramos Vargas

Conta vinculada

25 mar 2025

CADASTRO

25 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

27 jul 2024

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io