CUIDADO, PREVENÇÃO E PRAZER: BATE-PAPO SOBRE SEXUALIDADE NA TERCEIRA IDADE

O mês de outubro é marcado pelas atividades de conscientização e prevenção do câncer de mama e colo do útero, fala-se muito do diagnóstico precoce, além do cuidado geral da saúde das mulheres. Na Clínica da Família Erivaldo Fernandes Nóbrega, localizada na Zona Norte do município do Rio de Janeiro, foi construída uma atividade para além do que já é abordado nas campanhas do conhecido Outubro Rosa. Foi organizado um grupo para abordar questões ligadas à sexualidade das mulheres na terceira idade. A ideia surgiu a partir da avaliação do perfil populacional da CF, pois a maioria dos cadastrados são pessoas idosas e dentro delas as mulheres, além disso, pela demanda trazida pelas usuárias da CF seja nas consultas, nos grupos e individualmente a partir do vínculo produzido com os profissionais. Como objetivos falar e acolher questões ligadas à sexualidade na terceira idade, prazer no sexo nesta fase da vida, os estigmas e preconceitos que existem, além de falar sobre a prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), uso de preservativos, prevenção do câncer de mama e mamografia dentro da faixa etária preoconizada, coleta do citopatológico dentro da faixa etária preconizada, tirar dúvidas relacionadas ao acompanhamento na CF. Cuidados gerais relacionados à saúde da mulher e transmitir informações corretas e seguras acerca do tema. O grupo foi facilitado pela enfermeira referência da linha de cuidado da saúde da mulher, pela nutricionista da equipe multiprofissional e pela profissional de educação física do Programa Academia Carioca. O público alvo do grupo foram as mulheres acima dos 60 anos, mas os convites foram estendidos para todas as mulheres que frequentam a CF e ainda as que estavam aguardando atendimento. O encontro aconteceu no auditório da clínica e teve adesão de 25 usuárias, sendo a maioria acima de 60 anos. Teve a duração de 1h30min, fizemos uma roda para que todas pudessem se olhar e ouvir para compartilhar seus saberes e dúvidas. Iniciamos com a leitura de trechos de materiais da Organização Mundial da Saúde (1975) falando sobre o conceito de sexualidade e assim dar o ponto de partida para a discussão. No segundo momento foi organizada uma dinâmica de mitos e verdades sobre o tema, eram 10 afirmativas que foram sorteadas e lidas e cada um dizia se era mito ou verdade. A dinâmica proposta abriu espaço para a discussão da afirmativa em si, mas também para o surgimento de inúmeras dúvidas relacionadas ao cuidado, prevenção de ISTs, uso de preservativos femininos e do prazer na hora do sexo com suas parcerias. A dinâmica também permitiu que as facilitadoras abordassem outras questões, como consentimento na hora do sexo e a violência física e sexual contra mulheres.

A partir dos atendimentos individuais e coletivos realizados pelas profissionais da unidade de saúde, notou-se um grande interesse pelo tema da sexualidade, sexo e dúvidas sobre ISTs no público atendido. Sendo a maioria das mulheres trazendo essas questões para o atendimento. A partir dessa identificação, se entendeu que a realização de um espaço seguro e qualificado seria importante para a promoção e prevenção da saúde.

Como resultados conquistados teve a ampliação do conhecimento acerca do tema geral, do cuidado e prevenção das ISTs, prevenção e cuidado com o câncer de mama e colo do útero, funcionamento da unidade para exames, a diferença entre exame ginecológico e coleta do citopatológico, orientação ao uso de preservativos, estímulo à autonomia do cuidado, além da promoção de um espaço acolhedor de escuta e cuidado desenvolvido para todas. Além disso, o grupo passou a ter continuidade, a partir do espaço de trocas as participantes solicitaram a permanência do espaço aos sábados a cada dois meses para dar continuidade a conversa e ampliação do tema para todas. Entende-se a relevância da atividade pelo tema desenvolvido ter trazido muitas dúvidas e questões, para além do que é desenvolvido no outubro rosa, conseguimos abordar temas além no cuidado integral da saúde da pessoa idosa, a sexualidade na terceira idade muitas vezes se torna um tema carregado de estigmas e preconceitos. Dessa forma, a promoção de espaços de escuta e cuidado são fundamentais, além disso, foi um espaço para disseminação de informações importantes e relevantes para a saúde das mulheres. Nesse sentido, o grupo passa a existir na CF a partir desta atividade ocorrendo aos sábados a cada dois meses.

Ter escuta ativa e qualificada para ficar atenta nas demandas trazidas pela população. Além disso, promover espaço coletivos para promoção da saúde e ampliação de conhecimento é sempre positivo. No caso desta experiencia a sua realização no sábado foi bem significativo, visto que a unidade fica mais vazia, mais pessoas conseguiram participar do espaço, ou seja, avaliar no planejamento do grupo quais os melhores dias e horários para contemplar todos.

Principal

Mariana Espíndola Robin

marianaerobin@gmail.com

Nutricionista

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Clinica da Família Erivaldo Fernandes Nobrega

Rua Rio Grande do Sul, 26 - Méier, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Mariana Espíndola Robin

Conta vinculada

25 mar 2025

CADASTRO

25 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

20 out 2024

inicio

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas

agar.io