Relato de experiência da implantação do primeiro Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) da 18º Coordenadoria Regional de Saúde

O Numesc, instituído em fevereiro de 2018 (decreto nº3328/18), conta com 16 membros entre profissionais da saúde, controle social e gestor. Ele trabalha na proposta da política nacional de educação permanente que tem como objeto os problemas e necessidades emanadas do processo de trabalho em saúde e incorpora o ensino, a atenção à saúde, a gestão do sistema e a participação e controle social no cotidiano do trabalho com vistas à produção de mudanças nesse contexto. Objetiva, portanto, a qualificação e aperfeiçoamento do processo de trabalho, orientando para a melhoria do acesso, qualidade e humanização na prestação de serviços do SUS. As atividades iniciaram em setembro de 2018, após elaboração do Plano Municipal de Educação em Saúde Coletiva. O acolhimento foi o primeiro eixo norteador escolhido para construir um padrão de acolhida na Rede de Atenção à Saúde, através da reflexão crítica sobre a prática cotidiana, visando mudanças nas relações e atendimentos às pessoas e comunidade.

Implantar Numesc. Realizar ações de educação em saúde com ênfase na mudança das práticas de trabalho, colaborar para melhorar o resultado dos indicadores de saúde, reorganizar a sistemática de trabalho e gestão, apoiar a formação, atualização, qualificação, reuniões mensais para (re)formulação das propostas, (re)avaliação dos resultados e monitoramento, formalização de parceria com as universidades, utilização de eixo norteador para desenvolvimento das atividades, direcionado conforme cada área de atuação, de forma que transforme a prática cotidiana no trabalho, dinâmicas, rodas de escuta de sentimento, experiências exitosas e explanação de estratégias novas, horário preservado para participação dos servidores, sendo liberado compensação das horas quando for o caso, instrumento para pesquisa das demandas dos servidores, instrumento de monitoramento das atividades a cada evento e após o primeiro ano, instrumento de avaliação da diminuição das ouvidorias relacionadas ao tema trabalhado.

Foram contemplados até o momento 72 servidores do total de 240, sendo estes dos departamentos da assistência farmacêutica, recepcionistas, vigilâncias em saúde e saúde mental. Todos foram abordados com o eixo norteador “acolhimento” através de dinâmicas, apresentação e rodas de escuta de sentimento, com o objetivo de que toda a secretaria da saúde tenha a mesma conduta humanizada nos atendimentos em geral, apesar dos desafios cotidianos. Também foi proporcionado experiências exitosas na prática profissional de outros municípios a fim de incentivar os profissionais ao acolhimento em suas atividades de trabalho com experiências que deram certo. Pelas avaliações, sobre o treinamento, instrutor e instituição, a maioria avaliou como ótimo e bom. Foi observado melhora no acolhimento entre as equipes e nos atendimentos. Portanto, o Numesc acredita na filosofia de Friedrich Schiller que diz que “não temos nas nossas mãos as soluções para todos os problemas do mundo, mas diante de todos os problemas do mundo temos as nossas mãos” e assim seguirá com as atividades com “a única força que move o mundo: o interesse”.

Principal

Milene Pinheiro Machado

milenemachado3105@gmail.com

Coautores

Camila D'Ávila Lopes Alves, Caroline Pimenta de Oliveira, Cristiane Santos, Paulo Roberto Cardoso Batista, Tierres Emerim da Rosa

A prática foi aplicada em

Imbé

Imbé

Imbé

Rio Grande do Sul

Sul

Esta prática está vinculada a

Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc)

Uma organização do tipo

Terceiro Setor

Foi cadastrada por

Tierres Emerim Da Rosa

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

21 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas