Organizar a demanda de forma equitativa, transparente e com segurança, com foco no usuário, desenvolvendo e mantendo atualizados os protocolos, instrumentalizando os fluxos e avaliando suas atividades; são algumas das ações regulares das centrais de regulação dos municípios brasileiros.
O objetivo deste trabalho é fazer um relato de experiência da implantação e desenvolvimento das atividades de regulação no setor de odontologia no município de Caucaia (CE). É destacado o processo interno de trabalho sistematizado no momento diante da busca por definição de fluxos racionais e eficientes, além da inserção do dentista regulador e suas competências, dentre elas, a definição de prioridades, o retorno dos contatos, a orientação e a aproximação dos pontos da rede de atenção, assim como a gerência da oferta de vagas especializadas.
Muitas dificuldades ainda gravitam sobre as centrais de regulação no país, dificuldades essas comuns ao equipamento público em saúde, porém o diálogo qualificado sobre o tema se faz necessário, na busca de soluções rápidas, seguras e resolutivas para as muitas demandas da população, mesmo diante de limitações. É possível a construção de protocolos menos burocráticos, a aproximação dos atores da rede de atenção à saúde bucal, numa lógica de corresponsabilidade e satisfação do usuário. Pretende-se, ainda, por meio deste relato, estimular a inserção do Cirurgião-Dentista devidamente capacitado para a execução de atividades próprias da regulação, considerando que sua atividade traz benefícios inestimáveis para a população assistida no seu município.
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