- Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente
DANYELA DARIENSO
- 11 set 2024
Amapá
O projeto busca compreender e atender as variáveis de Comunicação e de Informação que facilitam ou dificultam a atuação dos conselheiros de saúde. O projeto surgiu a partir da necessidade de relacionar a dificuldade que os conselheiros encontram para sua efetiva atuação, na apropriação do papel de interlocutores sobre a relevância que desempenham no sistema público de saúde e, consequentemente, para a consolidação da participação popular. O objetivo é analisar as principais informações que norteiam o cenário dos conselhos de saúde, como as Resoluções dos conselhos de saúde do Ceará, as Leis municipais de criação, Atas das reuniões ordinárias e a Legislação vigente do SUS, fazendo um link com o modelo engessado e centralizador das informações que são repassadas para os Conselheiros. A metodologia se dá no exemplo da implantação da rede de comunicação pelo fortalecimento e disseminação do Controle Social no Ceará, construindo núcleos de comunicação nos Conselhos Municipais do Estado. As diretrizes do projeto envolveram entre outras ações, a operacionalidade da comunicação por meio de ferramentas de comunicações, entendida neste processo como importante para esta disseminação. No Ceará, trabalhamos com os 184 municípios. Cada Conselho Municipal escolheu representantes de Comunicação, que ficaram com o compromisso de serem facilitadores dentro dos seus conselhos e implantarem a Comissão de Comunicação, após passarem pela Capacitação em Comunicação e Saúde. Eixos Temáticos da Capacitação ?
O projeto busca compreender e atender as variáveis de Comunicação e de Informação que facilitam ou dificultam a atuação dos conselheiros de saúde.
O projeto poderá ser aplicado em qualquer área e campo de atuação diversos que contemplem o conhecimento, a informação e a mudança social.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO