Olá,

Visitante

Rede de Comunicação do Controle Social: Núcleos de Comunicação dos Conselhos de Saúde

O projeto busca compreender e atender as variáveis de Comunicação e de Informação que facilitam ou dificultam a atuação dos conselheiros de saúde. O projeto surgiu a partir da necessidade de relacionar a dificuldade que os conselheiros encontram para sua efetiva atuação, na apropriação do papel de interlocutores sobre a relevância que desempenham no sistema público de saúde e, consequentemente, para a consolidação da participação popular. O objetivo é analisar as principais informações que norteiam o cenário dos conselhos de saúde, como as Resoluções dos conselhos de saúde do Ceará, as Leis municipais de criação, Atas das reuniões ordinárias e a Legislação vigente do SUS, fazendo um link com o modelo engessado e centralizador das informações que são repassadas para os Conselheiros. A metodologia se dá no exemplo da implantação da rede de comunicação pelo fortalecimento e disseminação do Controle Social no Ceará, construindo núcleos de comunicação nos Conselhos Municipais do Estado. As diretrizes do projeto envolveram entre outras ações, a operacionalidade da comunicação por meio de ferramentas de comunicações, entendida neste processo como importante para esta disseminação. No Ceará, trabalhamos com os 184 municípios. Cada Conselho Municipal escolheu representantes de Comunicação, que ficaram com o compromisso de serem facilitadores dentro dos seus conselhos e implantarem a Comissão de Comunicação, após passarem pela Capacitação em Comunicação e Saúde. Eixos Temáticos da Capacitação ?

O projeto busca compreender e atender as variáveis de Comunicação e de Informação que facilitam ou dificultam a atuação dos conselheiros de saúde.

O projeto poderá ser aplicado em qualquer área e campo de atuação diversos que contemplem o conhecimento, a informação e a mudança social.

Principal

Waleska Fiuza Thompson

A prática foi aplicada em

Fortaleza

Ceará

Nordeste

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Waleska Fiuza Thompson

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Incluir e apreender: parceria entre saúde e educação no acompanhamento multidisciplinar de escolares com necessidades especiais
Paraíba
Práticas
A educação permanente dos profissionais de enfermagem como estratégia no enfrentamento à dengue
Paraíba
Práticas
Oficina de atualizacao dos cadastros para melhoria da cobertura vacinal em Junco do Serido-PB
Paraíba
Práticas
Educação em gênero no SUS e a proteção integral à mulher em situação de violência na atenção primária
Paraíba
Práticas
Era uma vez, apresentando uma história de cuidado e amor – a importância da educação vacinal desde o berço
Paraíba
Práticas
Estratégia de comunicação pública voltada à saúde no ambiente digital em Campina Grande
Paraíba