Olá,

Visitante

Quem AMA Cuida e Vacina, Simplicidade na Rotina do Dia a Dia

A Campanha de imunização em Santa Rita do Pardo – MS, é realizada pela coordenação de imunização em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal. Pois a vacina é uma ação simples de grande eficácia na prevenção de doenças imunopreveníveis e uma das principais ações de promoção a saúde. A secretaria de saúde juntamente com a secretaria de educação inseriu um certificado de caderneta atualizada para realização da matricula escolar. Mesmo assim são feitas campanhas nas escolas municipais e estaduais onde são checadas e atualizadas as cadernetas com autorização dos pais ou responsável, quando melhor. São feitas no decorrer do ano campanhas nas áreas rurais, pois o município tem uma área rural muito extensa e em sua grande maioria não vem até a cidade. É feito a atualização do cartão vacinal de toda a população, crianças, adulta e idosa. A equipe de imunização faz ações em horários estendido, pontos estratégicos da cidade e busca ativa nos domicílios com o intuito de levar vacinas para pessoas que não tem como procurar o serviço de saúde (ex. acamados), facilitando para população, esta pratica levou a uma melhor adesão vacinal. Constantemente são feitas campanhas de conscientização na cidade, anuncio na radio, carro de som nas principais avenidas e a equipe de saúde juntamente com a administração municipal sempre publicando nas redes sociais a importância de vacinação para proteção de todos e não ter de volta doenças que já foram erradicadas do Brasil.

O maior desafio é com a equipe por ter uma grande rotatividade e ser reduzida, em seguida outro desafio enorme é conscientizar a população sobre a importância da imunização. A maior dificuldade encontrada é não ter um veículo próprio para imunização, com um veiculo a área rural percorrida poderia ser mais extensa e um maior número de domicílios visitados.

– Campanhas escolares; – Campanhas em assentamentos e fazendas; – Busca ativa em domicílios; – Horários estendido; – Divulgação na mídia;

Conclui-se que para uma melhor adesão as campanhas de imunização toda a equipe tem que estar engajada, unida e capacitada, sempre buscando a melhor maneira de cuidar e proteger os seus pacientes. Com a participação e esforços de todos esta sento mantido o índice vacinal acima da meta dos 95% em Santa Rita do Pardo.

Principal

Angela Simoni Sentinello

Coautores

Tiego Estefani Flores de Lima, Josylaine Cardoso de Alencar Pereira, Silmara de souza Braga, Ritariane Ferreira

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo