Olá,

Visitante

Quem AMA Cuida e Vacina, Simplicidade na Rotina do Dia a Dia

Categoria não especificada

A Campanha de imunização em Santa Rita do Pardo – MS, é realizada pela coordenação de imunização em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria de Educação com o apoio da Prefeitura Municipal. Pois a vacina é uma ação simples de grande eficácia na prevenção de doenças imunopreveníveis e uma das principais ações de promoção a saúde. A secretaria de saúde juntamente com a secretaria de educação inseriu um certificado de caderneta atualizada para realização da matricula escolar. Mesmo assim são feitas campanhas nas escolas municipais e estaduais onde são checadas e atualizadas as cadernetas com autorização dos pais ou responsável, quando melhor. São feitas no decorrer do ano campanhas nas áreas rurais, pois o município tem uma área rural muito extensa e em sua grande maioria não vem até a cidade. É feito a atualização do cartão vacinal de toda a população, crianças, adulta e idosa. A equipe de imunização faz ações em horários estendido, pontos estratégicos da cidade e busca ativa nos domicílios com o intuito de levar vacinas para pessoas que não tem como procurar o serviço de saúde (ex. acamados), facilitando para população, esta pratica levou a uma melhor adesão vacinal. Constantemente são feitas campanhas de conscientização na cidade, anuncio na radio, carro de som nas principais avenidas e a equipe de saúde juntamente com a administração municipal sempre publicando nas redes sociais a importância de vacinação para proteção de todos e não ter de volta doenças que já foram erradicadas do Brasil.

O maior desafio é com a equipe por ter uma grande rotatividade e ser reduzida, em seguida outro desafio enorme é conscientizar a população sobre a importância da imunização. A maior dificuldade encontrada é não ter um veículo próprio para imunização, com um veiculo a área rural percorrida poderia ser mais extensa e um maior número de domicílios visitados.

– Campanhas escolares; – Campanhas em assentamentos e fazendas; – Busca ativa em domicílios; – Horários estendido; – Divulgação na mídia;

Conclui-se que para uma melhor adesão as campanhas de imunização toda a equipe tem que estar engajada, unida e capacitada, sempre buscando a melhor maneira de cuidar e proteger os seus pacientes. Com a participação e esforços de todos esta sento mantido o índice vacinal acima da meta dos 95% em Santa Rita do Pardo.

Principal

Angela Simoni Sentinello

Coautores

Tiego Estefani Flores de Lima, Josylaine Cardoso de Alencar Pereira, Silmara de souza Braga, Ritariane Ferreira

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro