Qualificação das Equipes de Estratégia Saúde da Família para o Atendimento Aos Portadores de Transtorno Mental no Município de Ponta Grossa – Pr: uma Proposta de Intervenção

•

De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde, 25% da população mundial poderá apresentar algum tipo de transtorno mental em um dado momento da vida. Cabe à atenção primária ser a principal porta de entrada para o sistema de saúde, e assumir inclusive a gestão no cuidado e na atenção aos portadores de transtorno mental de seu território. Esse projeto objetiva então qualificar a rede de saúde, instrumentalizar e sensibilizar os recursos humanos para atender prontamente a população em suas necessidades.

Constatou-se que ainda há uma necessidade iminente de se estabelecer processos de educação continuada em saúde mental junto as equipe de atenção primária, visando à transformação das práticas profissionais e a organização do trabalho, tendo como desafio consolidar a reforma psiquiátrica no município.FIGUEIREDO, MD. A construção de práticas ampliadas e compartilhadas em saúde: Apoio Paidéia e formação, Campinas, 2012.MENDES, E.V. Redes de Atenção à saúde. 2ª Edição. Brasília: OPAS, OMS, CONASS, 2011. ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE. Relatório sobre a saúde no mundo 2001 – Saúde Mental: Nova Concepção, Nova Esperança. Genebra: Organização Mundial da Saúde, 2001.

Principal

Elaine Peclat Bastos

elainepeclatto@gmail.com

A prática foi aplicada em

Ponta Grossa

Paraná

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Elaine Peclat Bastos

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas