Qualidade de vida e longevidade: educação/prevenção/promoção em saúde sob os aspectos biopsicossociais como ferramenta para o cuidado de pacientes hipertensos e diabéticos

Objetivo geral: compreender a prevalência da descompensação da população hipertensa e diabética. Específico: promover educação sobre a hipertensão arterial e diabetes, suas complicações, a necessidade do cuidado contínuo Implementar medidas para adesão do trabalho. Metodologia: o trabalho é desenvolvido pelas equipes da Estratégia Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf). O grupo promove prevenção e educação em saúde, abarcando diversos temas em saúde como alimentação saudável autocuidados de pessoas com doenças crônicas cidadania e direitos humanos dependência química, sobretudo o uso do tabaco envelhecimento saúde mental saúde sexual saúde bucal. É realizado práticas em saúde através do procedimento coletivo faz-se o controle e acompanhamento dos indivíduos e sua patologia sob aspecto biológico/físico, monitorando-os através da aferição da pressão arterial e glicemia aconselhamento e monitoramento do tratamento medicamentoso antropometria orientação nutricional práticas corporais e atividade física.

O grupo qualidade de vida e longevidade atende ao público adulto e a terceira idade com foco nos hipertensos e diabéticos. A prevenção para hipertensão arterial e diabetes é um trabalho que envolve a qualidade de vida do sujeito em suas diferentes fases da vida. E tendo como público principal os sujeitos de meia idade e terceira idade, o projeto além de se ancorar no trabalho de prevenção, potencializou focar na educação em saúde para alcançar o êxito de manter os pacientes hipertensos e diabéticos controlados. Uma vez que já estão dentro dessas patologias, o objetivo é garantir seu cuidado integral e diminuir os riscos de comorbidades advindas com a hipertensão e diabetes. Por não compreender a descompensação da pressão arterial e da glicemia dos pacientes mesmo oferecendo acompanhamento periódico. Fez-se necessário questionar quais aspectos que envolvem o paciente, assim como, o processo de trabalho da Atenção Básica (AB) que implicam o favorecimento da hipertensão e diabetes descompensada.

O trabalho possibilitou conhecer/classificar os aspectos que implicam na prevalência de pacientes hipertensos e diabéticos descompensados. Defende-se o processo de trabalho sob a modalidade coletiva, diante dos diversos benefícios/resultados. E, demonstra a necessidade do trabalho em equipe, sensibilização e humanização do profissional, pois cada aspecto humano, seja biológico, cognitivo, psicológico, social, espiritual tem sua função no processo de saúde-doença-cuidado.

Principal

Jéssica Rodrigues Lima

Coautores

Jéssica Rodrigues Lima

A prática foi aplicada em

Todos os Municípios (MG)

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Minas Gerais, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

01 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas