Olá,

Visitante

Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis Através de Grupos para Perda de Peso em São Gonçalo do Rio Preto-Mg.

ObjetivoO grupo de controle de peso tem como objetivo geral estimular e reeducar os indivíduos a eliminarem peso de forma adequada por meio de uma alimentação balanceada, a fim de manterem um estilo de vida saudável.MetodologiaOs encontros são realizados semanalmente no município, nas segundas-feiras, acontecendo no mercado municipal da cidade. O horário das atividades ocorrem das 13:30 horas até ás 16:00 horas. O primeiro grupo nomeado “controle de peso” deu inicio na data de 07/05/2018 ao dia 27/08/2018. O segundo grupo intitulado “quem elimina ganha” de 10/09/2018 à 17/12/2018 e já está previsto para acontecer o terceiro grupo “emagrecimento saudável”, para dar inicio no dia 21/01/2019 até o dia 29/04/2019. A coordenadora do grupo é a Nutricionista que está presente em todos os encontros e conduz os grupos. As atividades de nutrição são realizadas quinzenalmente, pois são intercaladas com outros profissionais da saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal que traz prejuízos à saúde. Ocorre quando há o uso prolongado de ingestão alimentar maior do que o gasto energético, ou seja, balanço energético positivo (PINHEIRO et al., 2004). Em estudos de populações, o Índice de Massa Corporal (IMC) (definido pelo peso em kg dividido pela altura em metros quadrados) é uma medida útil para avaliar o excesso de gordura corporal. Os indivíduos adultos independentemente do sexo com IMC de 25kg/m² à 29.9kg/m² devem ser classificados com excesso de peso e aqueles igual ou superior a 30kg/m² classificados como obesos (PINHEIRO et al., 2004). Alguns estudos apontam evidências que o período de maior risco para incidência da obesidade é a transição entre a adolescência e a vida adulta, considerando os dois sexos. (CONDE et al., 2011).

Os grupos foram extremamente produtivos, tendo em vista que além da perda de peso dos integrantes, há também melhora nas patologias dos pacientes, como glicose, colesterol, triglicérides, entre outros. Devido às orientações e ensinamentos prestadas nos grupos, os pacientes relataram também melhora nas práticas alimentares vivenciadas no lar, abrangendo ainda mais o objetivo geral e especifico dos grupos.

Principal

Deiviany Santana Santos Lima

A prática foi aplicada em

MG

Minas Gerais

Sudeste

São Gonçalo do Rio Preto

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

emanoel.filho@fiocruz.br

02 jun 2023

e atualizada em

22 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto “Saúde Aqui: Relato de Experiência”
Tocantins
Práticas
Projeto Viva Mais, Práticas de Exercícios Físicos e Orientações Nutricionais com Princípios Funcionais, para A Melhoria de Qualidade de Vida no Município de Ourém-Pa
Pará
Práticas
Combatente Municipal –Escola e Comunidade Livres do Aedes Aegypti
Amazonas
Práticas
Promoção de Saúde dos Caminhoneiros e Caminhoneiras no Ponto de Parada e Descanso do Município do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Peso Saudável
Tocantins
Práticas
Formação em Diabetes para Profissionais da Educação de Blumenau/Sc
Rio Grande do Sul
Práticas
Oficina com Mulheres: Desenvolvimento de Ações de Cuidado Voltados ao Hiv/ Aids
Rio Grande do Sul
Práticas
Benefícios da Implementação de Assistência Médica 24 Horas em uma Cidade do Interior Paraibano
Paraíba
Práticas
Projeto Resgatando Sorrisos
Paraíba