Olá,

Visitante

Promoção de saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis através de grupos para perda de peso em São Gonçalo do Rio Preto (MG)

O grupo de controle de peso tem como objetivo geral estimular e reeducar os indivíduos a eliminarem peso de forma adequada por meio de uma alimentação balanceada, a fim de manterem um estilo de vida saudável. Os encontros são realizados semanalmente no município, nas segundas-feiras, acontecendo no mercado municipal da cidade. O horário das atividades ocorrem das 13:30 horas até ás 16:00 horas. O primeiro grupo nomeado Controle de Peso deu inicio na data de 07/05/2018 ao dia 27/08/2018. O segundo grupo intitulado Quem elimina ganha de 10/09/2018 à 17/12/2018 e já está previsto para acontecer o terceiro grupo Emagrecimento saudável, para dar inicio no dia 21/01/2019 até o dia 29/04/2019. A coordenadora do grupo é a Nutricionista que está presente em todos os encontros e conduz os grupos. As atividades de nutrição são realizadas quinzenalmente, pois são intercaladas com outros profissionais da saúde.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) define a obesidade como uma doença caracterizada pelo excesso de gordura corporal que traz prejuízos à saúde. Ocorre quando há o uso prolongado de ingestão alimentar maior do que o gasto energético, ou seja, balanço energético positivo (PINHEIRO et al., 2004). Em estudos de populações, o Índice de Massa Corporal (IMC) (definido pelo peso em kg dividido pela altura em metros quadrados) é uma medida útil para avaliar o excesso de gordura corporal. Os indivíduos adultos independentemente do sexo com IMC de 25kg/m² à 29.9kg/m² devem ser classificados com excesso de peso e aqueles igual ou superior a 30kg/m² classificados como obesos (PINHEIRO et al., 2004). Alguns estudos apontam evidências que o período de maior risco para incidência da obesidade é a transição entre a adolescência e a vida adulta, considerando os dois sexos. (CONDE et al., 2011).

Os grupos foram extremamente produtivos, tendo em vista que além da perda de peso dos integrantes, há também melhora nas patologias dos pacientes, como glicose, colesterol, triglicérides, entre outros. Devido às orientações e ensinamentos prestadas nos grupos, os pacientes relataram também melhora nas práticas alimentares vivenciadas no lar, abrangendo ainda mais o objetivo geral e especifico dos grupos.

Principal

Deiviany Santana Santos Lima

A prática foi aplicada em

São Gonçalo do Rio Preto

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

RUA PEIXE VIVO 81 CASA CEP: 39185000 - Centro - São Gonçalo do Rio Preto - MG

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

04 abr 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
Re(h)abilitando a interdisciplinaridade e o cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
A (in) visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Fato ou fake: utilizando a força da internet no combate a fake news sobre vacinação em Esperança – PB.
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba