Olá,

Visitante

Grupo Girassol: Relatos de Experiência de Ações de Promoção da Saúde para Melhoria da Qualidade de Vida de Pessoas com Doenças e Sequelas

ObjetivoAcompanhar os pacientes com dificuldades motoras e cognitivas decorrente de doenças e sequelas neurológicas, por meio de atendimento em grupo com Fonoaudióloga, Fisioterapeuta, Terapeuta Ocupacional, Psicóloga, Nutricionista do NASF e Educador Físico.MetodologiaTrabalhar as necessidades diárias, trabalhar as dificuldades decorrentes das sequelas deixadas pela doença e proporcionar a eles oportunidade de realizar um acompanhamento especializado, um grupo de profissionais ira realizar acompanhamento dos pacientes de forma constante e permanente do setor de fisioterapia e não realizava acompanhamento com os outros profissionais. Os pacientes serão encaminhados para o Grupo Girassol onde os profissionais do NASF e da Academia realizam a triagem e inicia o acompanhamento multiprofissional nas dependências da Academia. Serão usadas estratégias que vão mitigar as dificuldades e limitações de cada paciente.

Com intuito de relatar experiência de ações de promoção de saúde, para a melhoria da qualidade de vida de pessoas com doenças e sequelas neurológicas, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) iniciou um projeto em 2019 na Academia da Saúde e que está em vigor até os dias de hoje, procurou-se por meio de um grupo realizar acompanhamento dos pacientes que era uma demanda constante e permanente do setor de fisioterapia do município e não realizava acompanhamento com os outros profissionais. A atenção ao paciente com doenças e sequelas neurológicas têm considerável importância epidemiológica e magnitude social na população, considerando-se o quadro de morbidade, composto por elevada prevalência de pessoas com sequelas neurológicas, o acompanhamento desses pacientes deve ser prioridade, investir nessa população é a garantia de vitalidade e melhora da qualidade de vida para essa população, dando a eles autonomia nas atividades de vida diária.

Percebe-se a importância desses pacientes participarem de grupos de convivência, integrando-se a uma rede social, evidenciando e ressaltando melhora de suas limitações motoras e cognitivas, melhora da saúde e da qualidade de vida. Com essa estratégia, conseguimos realizar um acompanhamento especializado multiprofissional de forma mais completa. Estaremos contribuindo para a melhoria da saúde e consequentemente, melhor qualidade de vida.

Principal

Marcélio Teixeira da Costa

A prática foi aplicada em

MG

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Bugre

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ideiasus/Fiocruz, Conasems

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Ações intersetoriais: integrando estratégias no combate às arboviroses na cidade de Belém do Brejo da Cruz (PB)
Paraíba
Práticas
A (in)visibilidade de quem está em situação de rua: caminhos possíveis para cuidado em saúde
Paraíba
Práticas
Do ambulatório LGBTQIAPNB+ ao Café com Diversidade: garantindo acesso e fortalecimento de vínculos
Paraíba
Práticas
Projeto saúde na feira: ampliando o acesso de serviços de saúde no município de Ingá.
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Promoção da saúde mental dos trabalhadores da estratégia de saúde da família: cuidando do cuidador.
Paraíba