Olá,

Visitante

Protocolo de Retirada Gradual dos Inibidores da Bomba de Prótons (Omeprazol) Através do Uso de Maytenus Ilicifolia M. Ex R. (Espinheira-Santa)

Período de Realização: São Bento do Sul conta com atendimento em Fitoterapia nas Unidades de Saúde desde setembro de 2018. Objeto da Experiência: Aplicação de Protocolo Terapêutico para a retirada de Inibidores da Bomba de Prótons (omeprazol) com a Maytenus ilicifolia M.ex.R (Espinheira-santa). Objetivo da experiência: Atender a demanda de pacientes em uso contínuo de Omeprazol de forma prática e normatizada com a utilização do Protocolo como instrumento de orientação para que a terapêutica seja realizada de forma gradual e monitorada. Metodologia: A exemplo dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, a coordenação do Programa Farmácia Viva desenvolveu um instrumento normativo na forma de um Protocolo para realizar a retirada gradual do Omeprazol através do uso da Espinheira-santa. Neste Protocolo, nº 001, há informações pertinentes à Planta Medicinal como sua DCB, apresentação, dose utilizada e modo de preparo, bem como a descrição do processo de retirada do Omeprazol através da inserção da Planta Medicinal na rotina terapêutica. Resultados: O Protocolo de Retirada do Omeprazol com Maytenus ilicifolia vem sendo utilizado desde setembro de 2018 nos atendimentos encaminhados à Fitoterapia. Até junho de 2019 o Protocolo foi utilizado em 35 pacientes que se enquadravam nos critérios de inclusão. Destes 35 pacientes, em apenas 3 casos houve o retorno ao uso do Omeprazol. Os demais pacientes tiveram a retirada total do Omeprazol, com a recomendação do uso da Espinheira-santa como recurso paliativo, descartando o uso do Omeprazol. Análise Crítica: A inserção da Maytenus ilicifolia como opção terapêutica em pacientes em uso crônico destes medicamentos mostrou-se resolutiva e eficiente. A conduta terapêutica normatizada pelo Protocolo facilita a prescrição e padroniza o procedimento. A prescrição segue as diretrizes do Ministério da Saúde e o tempo de tratamento é de 5 semanas, sendo a posologia de 3 vezes por dia da Espinheira-santa, com a retirada gradual do Omeprazol, até o momento da sua retirada total, na 5ª semana. Recomendações: As PICS, onde insere-se a Fitoterapia, necessitam de registro e validação do seu uso na Rede de Atenção à Saúde. O desenvolvimento de Protocolos normatiza procedimentos e guia soluções assertivas na terapêutica. A Espinheira-santa utilizada de forma correta com a retirada gradual do Omeprazol aumenta a resolutividade do tratamento de pacientes dispépticos. O Protocolo na íntegra pode ser solicitado via e-mail: farmaciaviva@saobentodosul.sc.gov.br.

Aplicação de Protocolo Terapêutico para a retirada de Inibidores da Bomba de Prótons (omeprazol) com a Maytenus ilicifolia M.ex.R (Espinheira-santa). Objetivo da experiência: Atender a demanda de pacientes em uso contínuo de Omeprazol de forma prática e normatizada com a utilização do Protocolo como instrumento de orientação para que a terapêutica seja realizada de forma gradual e monitorada. Metodologia: A exemplo dos Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, a coordenação do Programa Farmácia Viva desenvolveu um instrumento normativo na forma de um Protocolo para realizar a retirada gradual do Omeprazol através do uso da Espinheira-santa. Neste Protocolo, nº 001, há informações pertinentes à Planta Medicinal como sua DCB, apresentação, dose utilizada e modo de preparo, bem como a descrição do processo de retirada do Omeprazol através da inserção da Planta Medicinal na rotina terapêutica.

A construção de um protocolo para retirada gradual de inibidores de prótons em pacientes dispépticos utilizando a Maytenus ilicifolia, Espinheira-santa, é um instrumento útil e seguro para os profissionais da saúde que procuram reduzir o uso de Omeprazol e correlatos em seus pacientes na Atenção Primária à Saúde.

Principal

Ana Carla Koetz Prade

farmaciaviva@saobentodosul.sc.gov.br

A prática foi aplicada em

São Bento do Sul

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Instituição

Hans Dieter Schmidt, 471, Centenário.

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Ana Carla Koetz Prade

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Auriculoterapia Como Estratégia de Cuidados e de Valorização das Ações e da Qualidade de Vida dos Agentes Comunitários de Saúde pela Equipe do Nasf-Ab do Município de Esplanada-Ba.
Bahia
Práticas
Saúde Mental em Foco
Maranhão
Práticas
Acupuntura
Rio de Janeiro
Práticas
A expansão das práticas integrativas na cidade do Recife
Pernambuco
Práticas
O Trabalho com a Bioenergética no Centro de Referencia em Prática Integrativas e Complementares do Vale do São Francisco
Pernambuco
Práticas
Implantação do Tratamento da Auriculoterapia com Sementes de Mostarda com o Grupo dos Profissionais das Unidades Básicas de Saúde do Município de Abaré-Ba.
Bahia
Práticas
Uso da Acupuntura no Tratamento da Dor Crônica Pós Chikungunya: Um Relato de Experiência
Bahia
Práticas
O Uso da Hipnose Clínica odontológica na Atenção Básica do Município de Lauro de Freitas Como Práticas Integrativas e Complementares Exitosas À Saúde Bucal
Bahia
Práticas
Inserção do Grupo de Auriculoterapia e Educação em Saúde na Unidade de Saúde da Família
Paraíba
Práticas
A Fitoterapia Integrada nos Atendimentos odontológicos em Unidades Básicas de Saúde.
Paraíba