Olá,

Visitante

A Terapia Comunitária Integrativa no Enfrentamento À Pandemia: uma Rede on-Line de Apoio Solidário.

A pandemia de Covid-19 trouxe a necessidade do isolamento social como forma de prevenção e proteção das pessoas e suas famílias. O modo de vida das pessoas se transformou repentinamente, associando assim a um aumento da prevalência dos transtornos no âmbito da saúde mental, como ansiedade e depressão, por exemplo. Neste cenário de instabilidade no país, as formas de cuidado precisaram ser adaptadas, a Associação Brasileira de Terapia Comunitária Integrativa (ABRATECOM) permitiu que os terapeutas optassem pela modalidade on-line das rodas que passaram a ser realizadas pela internet através de uma plataforma online e gratuita. Essa prática se desenvolve no Município de Valença/RJ, tendo inicialmente como população alvo o território da Estratégia de Saúde da Família da Biquinha, local onde a médica de família e comunidade também tinha a formação em Terapia Comunitária Integrativa (TCI). No entanto, por ser uma metodologia de cuidado realizada pela internet, a prática ganhou alcance para além do território, possibilitando que pessoas de diferentes bairros, municípios e até Estados pudessem interagir e participar. Iniciamos os encontros com periodicidade semanal a partir do mês de maio de 2020.

Durante o trabalho no território da ESF Biquinha no município de Valença/RJ, a médica de família e comunidade percebeu que as pessoas estavam adoecendo por demandas psíquicas, já que uma nova rotina de vida se implementava pela sobrevivência. Dentre as queixas físicas que a população trazia se acompanhavam o medo da contaminação, o afastamento das pessoas de seus familiares, etc. Para enfrentar essas situações, três terapeutas se uniram de forma solidária para construir uma rede de TCI capaz de fortalecer e ajudar as pessoas em sofrimento.Inicialmente a plataforma utilizada era o ZOOM, porem, como o acesso das pessoas era difícil, por precisar introduzir senhas, optamos por desenvolver as reuniões pelo messenger do Facebook. Durante as consultas médicas, pessoas que apresentavam queixas de estresse, além de diagnósticos de depressão ou ansiedade, eram convidadas a participarem voluntariamente da TCI on-line. As pessoas deixavam seu telefone com a médica e logo eram adicionados a um grupo de WhatsApp denominado Roda de Amigos, no dia e hora agendados, mandávamos o link de acesso a reunião para todos ali inseridos. A TCI acontecia com todas as suas etapas, acolhimento, escolha do tema, contextualização, problematização e encerramento. Como recursos materiais necessários para a participação no grupo, eram necessários apenas um computador ou telefone celular e acesso as redes sociais mencionadas. Os recursos humanos são as terapeutas comunitárias unidas de forma solidária.

A TCI é um instrumento das Práticas Integrativas e Complementares do Ministério da Saúde que tem como objetivo ser espaço de acolhimento e partilha de vida para se falar das dores, dos problemas e das potencialidades das pessoas e das comunidades. Com a modalidade on-linepercebemos que a TCI facilita o alcance das experiências de vida para além de um território ou região, expandindo uma pequena roda para uma rede virtual não mensurável. Assim, permitimos cuidar com segurança, tendo em mãos poucos recursos e muita solidariedade. Através dessa iniciativa pretendemos que mais grupos iguais a esse possam ser criados, fortalecendo redes e empoderando as pessoas neste momento crítico da saúde em nosso país.

Principal

Sílvia Mello dos Santos

silviamello30@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Valença

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Edson Giesta 92

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Sílvia Mello dos Santos

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Mindfulness, uma estratégia para redução da ansiedade e manejo de peso
Rio Grande do Sul
Práticas
As PICS como ferramenta potencializadora no cuidado a saúde do trabalhador
Paraíba
Práticas
Práticas integrativas em um grupo tereapêutico “equilíbrio das emoções”
Paraíba
Práticas
Auriculoterapia uma práticas integrativas: como alternativa complementar no tratamento da ansiedade
Paraíba
Práticas
IMPLANTAÇÃO DE PRÁTICA INTEGRATIVA E COMPLEMENTAR NA REDE DE ATENÇÃO A SAÚDE DE QUEIMADAS-PB
Paraíba
Práticas
A terapia comunitária integrativa como inclusão e bem-estar na terceira idade.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do Centro de Referência em MTC e Práticas Integrativas no Município de Duque de Caxias
Rio de Janeiro
Práticas
Planejamento orientativo do CTA/SAE Juara – MT, sobre protocolo de PEP às farmácias do Vale do Arinos.
Mato Grosso