Período de realização: São Bento do Sul conta com atendimento em fitoterapia nas unidades de saúde desde setembro de 2018. Objeto da experiência: aplicação de protocolo terapêutico para a retirada de Inibidores da bomba de prótons (Omeprazol) com a Maytenus ilicifolia M.ex.R (espinheira-santa). Objetivo da experiência: atender à demanda de pacientes em uso contínuo de Omeprazol de forma prática e normatizada com a utilização do protocolo como instrumento de orientação para que a terapêutica seja realizada de forma gradual e monitorada. Metodologia: a exemplo dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, a coordenação do Programa Farmácia Viva desenvolveu um instrumento normativo na forma de um protocolo para realizar a retirada gradual do Omeprazol através do uso da espinheira-santa. Neste Protocolo, nº 001, há informações pertinentes à planta medicinal como sua DCB, apresentação, dose utilizada e modo de preparo, bem como a descrição do processo de retirada do Omeprazol através da inserção da planta medicinal na rotina terapêutica. Resultados: o protocolo de retirada do Omeprazol com Maytenus Ilicifolia vem sendo utilizado desde setembro de 2018 nos atendimentos encaminhados à fitoterapia. Até junho de 2019, o protocolo foi utilizado em 35 pacientes que se enquadravam nos critérios de inclusão. Destes 35 pacientes, em apenas 3 casos houve o retorno ao uso do Omeprazol. Os demais pacientes tiveram a retirada total do Omeprazol, com a recomendação do uso da Espinheira-santa como recurso paliativo, descartando o uso do Omeprazol. Análise Crítica: A inserção da Maytenus ilicifolia como opção terapêutica em pacientes em uso crônico destes medicamentos mostrou-se resolutiva e eficiente. A conduta terapêutica normatizada pelo Protocolo facilita a prescrição e padroniza o procedimento. A prescrição segue as diretrizes do Ministério da Saúde e o tempo de tratamento é de 5 semanas, sendo a posologia de 3 vezes por dia da Espinheira-santa, com a retirada gradual do Omeprazol, até o momento da sua retirada total, na 5ª semana. Recomendações: As PICS, onde insere-se a Fitoterapia, necessitam de registro e validação do seu uso na Rede de Atenção à Saúde. O desenvolvimento de Protocolos normatiza procedimentos e guia soluções assertivas na terapêutica. A espinheira-santa utilizada de forma correta com a retirada gradual do Omeprazol aumenta a resolutividade do tratamento de pacientes dispépticos. O Protocolo na íntegra pode ser solicitado via e-mail: farmaciaviva@saobentodosul.sc.gov.br.
Aplicação de Protocolo Terapêutico para a retirada de Inibidores da Bomba de Prótons (omeprazol) com a Maytenus ilicifolia M.ex.R (espinheira-santa). Objetivo da experiência: atender a demanda de pacientes em uso contínuo de Omeprazol de forma prática e normatizada com a utilização do Protocolo como instrumento de orientação para que a terapêutica seja realizada de forma gradual e monitorada. Metodologia: A exemplo dos protocolos clínicos e diretrizes terapêuticas, a coordenação do Programa Farmácia Viva desenvolveu um instrumento normativo na forma de um Protocolo para realizar a retirada gradual do Omeprazol através do uso da Espinheira-santa. Neste Protocolo, nº 001, há informações pertinentes à Planta Medicinal como sua DCB, apresentação, dose utilizada e modo de preparo, bem como a descrição do processo de retirada do Omeprazol através da inserção da Planta Medicinal na rotina terapêutica.
A construção de um protocolo para retirada gradual de inibidores de prótons em pacientes dispépticos utilizando a Maytenus ilicifolia, Espinheira-santa, é um instrumento útil e seguro para os profissionais da saúde que procuram reduzir o uso de Omeprazol e correlatos em seus pacientes na Atenção Primária à Saúde.
Rua Doutor Hans Dieter Schmidt, 471 - Centenário, São Bento do Sul - SC, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO