- Atenção Primária à Saúde
LIDJA KALLINY GOMES DOS SANTOS
- 23 dez 2023
Trata-se de um relato de experiência, desenvolvido nas cinco equipes de estratégia de saúde da família do município de Umbuzeiro – PB, no período de janeiro de 2021 a janeiro de 2022. Os dados foram coletados e analisados pela coordenadora de atenção básica do município, através de relatos de profissionais, pacientes e seus respectivos familiares, informações do ESUS Feedback. Foi realizada observação direta da pratica dos profissionais de saúde e do comportamento dos cidadãos que eram acompanhados e acompanhamento da evolução dos prontuários.
O tradicional prontuário de papel, quando comparado ao prontuário eletrônico, apresenta algumas desvantagens, pois não atende por completo as necessidades dos profissionais de saúde e dos pacientes, devido à facilidade com que esses documentos são expostos a rasuras, extravios, além da falta de acessibilidade que eles apresentam na recuperação de informações, imprescindíveis para tomada e decisão. O Prontuário eletrônico do cidadão trata-se de um documento único, individual e intransferível, onde é possível registrar imagens, fatos, relatos, diagnósticos sobre a saúde do paciente e como a assistência ao mesmo foi prestada, tudo no formato digital de forma legal, sigilosa e científica, que possibilita a comunicação entre membros de uma equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo. Apesar da extensa lista de vantagens apresentada, ainda existem grandes obstáculos que impedem a difusão do PEC pelos hospitais, equipes de saúde da família e centros de saúde do país, como a necessidade de infraestrutura física e mão de obra especializada no trabalho com as tecnologias requerentes. Mesmo nos locais onde já está em prática, há a necessidade de aprimoramento constante. Dessa forma foi o trabalho abordara as equipes de ESF do município de Umbuzeiro-PB, essa avaliação foi realizada de janeiro de 2021 a janeiro 2022.
Diante do exposto, é notório que houve diminuição significativa na perda de registros e melhora nas informações. Esse mecanismo promoveu integração e interação de dados, permitir total acesso às informações produzidas, facilitou o acesso de forma rápida. O qual auxilia na tomada de decisão e fornecer um banco de dados para pesquisa. As capacitações se mostram muito efetivas para diminuir barreiras na implantação dos serviços e são suma importância para o melhor desempenho das equipes e diminuição de resistência nos serviço, garantindo dessa forma acompanhamento com continuidade, mapeamento de informações e estratificação de risco ,dos pacientes onde já é possível identificar os principais grupos de riscos.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO