Olá,

Visitante

Vivências de Profissionais da Esf e Nasf em uma Abordagem Multiprofissional no Combate ao Tabagismo no Município de Caraúbas: uma Experiência Exitosa

o tabagismo é uma doença crônica causada pela dependência à nicotina, configurando-se como um problema de saúde pública em razão da alta prevalência e da mortalidade. Por ser um fator de risco prevenível e controlável, as políticas de controle e os recursos terapêuticos para o tabagismo avançaram muito nos últimos anos.Pesquisas mostram que cerca de 80% dos fumantes desejam parar de fumar, porém apenas 3% conseguem a cada ano e o restante necessita de um apoio de um profissional de saúde para obter êxito. Estudos revelaram que o aconselhamento dado pelo profissional de saúde aumenta as taxas de cessação do tabagismo.Dessa forma, sendo a atenção básica a porta de entrada do usuário aos serviços de saúde e a responsável pela prevenção de doenças, o grupo terapêutico em combate ao tabagismo emerge como iniciativa na promoção a saúde, com vistas a oferecer apoio aos tabagistas através de uma abordagem cognitivo comportamental associado à intervenção medicamentosa e multiprofissional.

Descrever a experiência exitosa vivenciada por profissionais da ESF e NASF ao conduzirem, de forma multiprofissional, o Grupo de Tabagismo de um Unidade Básica de Saúde (UBS) do município de Caraúbas. Relato de experiência obtido a partir de vivências em um grupo em combate ao tabagismo, implantado em uma UBS do Município de Caraúbas no período de Maio à Setembro de 2018. Participaram do grupo 20 tabagistas, cadastrados pela equipe de saúde eaplicado o Teste de Fagerstrom. A condução do grupo se deu em 6 meses, dividida em sessões estruturadas e de manutenção conforme orientação do Ministério da Saúde, incluindo duas abordagens: cognitivo-comportamental e o uso de medicamentos. Com o apoio multiprofissional do NASF, foi realizada abordagem terapêutica diferenciada de acordo com a subjetividade de cada tabagista, com inclusão de práticas integrativas complementares que auxiliaram no processo.

o grupo contou inicialmente com a participação de 20 tabagistas, onde 5 deles cessaram completamente o uso do tabaco e os outros 4 diminuíram em 80% o consumo. Ao serem questionados sobre qual foi o melhor benefício que o grupo trouxe para as suas vidas, a maioria respondeu que foi a melhora na qualidade da saúde (física e mental) e que houve um aumento na autoestima. Um dos principais problemas enfrentado durante o decorrer do grupo foi a evasão dos participantes do grupo devido a cultura arraigada de todos querer fazer uso da medicação.Esta experiência revela-se como exitosa por ter sido desenvolvida de forma multiprofissional entre a AB e o NASF, contribuindo assim para o alcance do objetivo final do grupo: cessação do tabagismo. o apoio dos profissionais durante o processo foi elencado pelos participantes como diferencial, em detrimento a tentativas anteriores de deixar de fumar sem assistência profissional. Relatos deste cunho revigora a equipe para seguir com a condução de novos grupos e buscar resultados ainda melhores.

Principal

Eva Jordana De Oliveira Dutra

evajordana_oliveira@hotmail.com

Coautores

Helany Cristina De Oliveira Targino

A prática foi aplicada em

Caraúbas

Rio Grande do Norte

Nordeste

Instituição

Rua Santos Dumont, Centro, Nº 84. Caraúbas-Rn Cep: 59.780-000

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Williana Samara Praxedes

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal