Olá,

Visitante

Projeto Varre Vila

Projeto Varre Vila é uma estratégia comunitária de articulação e enfrentamento coletivo do descarte irregular de resíduos sólidos e volumosos. Gerencia ações comunitárias de forma colaborativa nas áreas da saúde, educação, meio ambiente, cidadania, cultura e geração de emprego e renda, na qual possibilita a todos os envolvidos resignificar suas formas de atuação nos territórios, seja enquanto munícipe, empresa privada e o poder público, com vistas ao manejo adequado dos resíduos domiciliares desde a separação dos materiais nas residências, orientação sobre horários e local para o descarte de cada classe de resíduo e compromisso com a limpeza urbana das vias públicas.

O descarte inadequado de resíduos vai muito além de uma paisagem degradada. Sua presença é a manifestação objetiva da ausência de uma consciência social e compromisso com o bem comum no território. Os amontoados de resíduos espalhados pelos bairros nos centros urbanos incidem na proliferação de insetos vetores de doenças tais como: o Aedes aegypti (que causa a dengue, a Zica e a Chikungunya), ratos (leptospirose), dentre outros. Já em matas, áreas de preservação ambiental, ou nos rios e mares a sobrevivência da fauna e flora de diversas regiões vem sendo gravemente comprometida.

Todas as ações construídas e planejadas neste projeto visam promover a interação entre população local, empresas coletoras de resíduos e o poder público na perspectiva da construção de novos hábitos de consumo e descarte de resíduos com vistas à redução de impacto ambiental. Por meio da Educação Ambiental Comunitária, a sensibilização, tomada de consciência e responsabilidade compartilhada são elementos fundamentais para a desnaturalização do olhar acostumado a conviver com o lixo nas ruas, calçadas e praças para a transformação destes locais em espaço revitalizados, limpos e de promoção de saúde, arte e cultura.

Principal

Ionilton Gomes de Aragão

aragaovarrevila@gmail.com

A prática foi aplicada em

Todo o Brasil

Instituição

todos

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Adriana Almeida

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

02 jun 2023

e atualizada em

13 mar 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Promovendo Equidade e Garantido Acesso À Saúde a População Indígena no Município de Maricá-Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Fortalecimento das Ações Preventivas de Combate ao Trabalho Infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Pontos de Apoio: Estratégia de Garantia e Viabilização do Acesso em Saúde para População do Campo
Minas Gerais
Práticas
O Centro de Informação em Saúde Silvestre – Ciss é Um Espaço Virtual Destinado ao Tema Saúde Silvestre e Humana. Constitui-Se Como Espaço de Construção Contínua a Serviço da Consolidação do Conhecimen
Rio de Janeiro
Práticas
Educação Ambiental e Saberes Tradicionais na Comunidade do Salgueiro, Zona Norte do Rio de Janeiro (Rj)
Rio de Janeiro
Práticas
A Vigilância Popular no Contexto da Pandemia da Covid-19: Formação-Ação em Agentes Populares de Saúde do Campo-Ce
Ceará
2 / 212