Projeto sons no SUS: a música como ferramenta de cuidado para os ambientes do SUS Aracaju

O projeto Sons no SUS faz parte do Centro de Educação Permanente da Saúde de Aracaju, está situado no eixo Inovação em Saúde, que fomenta a dimensão subjetiva do viver através das conexões arte-saúde-educação. Os ambientes da saúde são facilmente identificados como lugares desagradáveis, dessa forma, precisamos de estratégias inovadoras para incentivar o cuidado à saúde. Reconhecendo a música como ferramenta de fácil acesso, o Sons no SUS, alicerçado na PNH (Política Nacional de Humanização), trabalha a melhoria dos ambientes do SUS Aracaju, conectando os usuários à música e aos afetos que acontecem nas intervenções musicais nas quais tem passado. Os estudos provam que a música tem o poder de nos transportar de um lugar para o outro sem necessariamente sairmos do lugar, nos reconhecemos no ritmo, na melodia e na letra de determinada canção e sentimos uma mudança no nosso humor, nos sensibilizamos através disso, tornamos possível sorrisos, gestos e encontros mais humanos.

Utilizar a música para a melhoria da qualidade do ambiente nos serviços do SUS. Inovar na oferta de cuidado para usuários e trabalhadores do SUS. Estimular uma cultura de utilização da arte como elemento terapêutico no SUS. Investir na formação de m o Sons no SUS trabalha com Intervenções Musicais que duram em média 40 a 50 minutos. Nesse período, entramos na unidade tocando instrumentos e de surpresa. Circulamos, então, todo o ambiente de saúde ao qual fomos convidados e buscamos nos conectar musicalmente com todas as pessoas que ali estão, através das canções, sorrisos e olhares, toda comunicação entre os músicos e usuários são feitas musicalmente. Ao fim, saímos tocando e nos despedindo também musicalmente.

O efeito positivo do projeto tem sido analisado através do retorno que nos é dado pelos usuários e trabalhadores do SUS Aracaju, quando nos parabenizam e relatam como chegaram tristes ao ambiente de saúde, mas através da música se sentiram acolhidos e cuidados. Os trabalhadores se sentem recompensados pelo empenho em tornar melhor o atendimento ao usuário e também relatam um melhor ânimo para continuar produzindo saúde no SUS. Muitas são as solicitações de retorno ao espaço o mais breve possível pelos gestores dos espaços por onde passamos. O projeto Sons no SUS existe desde 2012, de lá pra cá várias pessoas foram afetadas pelas intervenções em unidades básicas de saúde, maternidades, hospitais de urgência e emergência, Caps, residências terapêuticas e eventos da saúde dos mais diversos. As experiências têm produzido resultados bastante satisfatórios e contribuído de forma positiva e inovando na produção de saúde através da arte dentro da clínica ampliada.

Principal

Samuel Andrade Rocha Silva

samuel.silva@aracaju.se.gov.br

Coautores

Murilo De Brito Andrade, Michael James Fontes Lima De Oliveira, André Michael Santana De Almeida

A prática foi aplicada em

Aracaju

Aracaju

Aracaju

Aracaju

Aracaju

Aracaju

Aracaju

Aracaju

Aracaju

Sergipe

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Centro de Educação Permanente da Saúde de Aracaju

Rua Equador, 11 - Novo Paraíso, Aracaju - SE, 49082-620, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Waneska De Souza Barboza

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

08 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas