Partindo do princípio que o ponto de cruz no município de Cedro de São João é referência no estado de Sergipe, o Núcleo de Apoio à Saúde da Família criou o projeto como forma de intervenção ao processo saúde/doença, desde a prevenção física e mental até sua reabilitação, utilizando a capacitação do profissionais nutricionista e fisioterapeuta para executá-lo.
Minimizar a incidência dos problemas dolorosos. Desenvolver atividades de educação em saúde, implantar atividades preventivas e terapêuticas, proporcionar e promover qualidade de vida, prevenir doença. Identificar o perfil nutricional e dietético. Será desenvolvido um trabalho da nutricionista e fisioterapeuta para com um grupo de bordadeiras(os). Em encontros mensais, serão realizadas atividades de orientações para prevenção de doenças ocupacionais como lesão por esforço repetitivo (LER), que é um dos principais distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho. Por sua vez, a nutricionista avaliará o estado nutricional e dietético, fará uma intervenção nutricional a partir do diagnóstico e abordará temas como: nutrição nas fases da vida, alimentação e qualidade de vida.
Realizou-se levantamento do nº de bordadeiras(os) pelo agente comunitário de saúde, encontrou-se 73 indivíduos, desses 89% mulheres (65) e 11% do homens (8). O grupo é constituído de 18 mãos do talento. Todas avaliadas quanto à força muscular e limiar de dor e nutricionalmente. 18 relataram sentir dores, 8 estão em Sobrepeso, 10 em obesidade, 18 com circunferência da cintura >80 (risco de doenças cardiovasculares). Após 10 encontros, foi trabalhado o alívio da dor, fortalecimento muscular, avaliação antropométrica, intervenção nutricional e palestras educativas, obteve-se os seguintes resultados: 11 apresentaram alívio nas dores, 6 mantêm as parestesias, 1 não apresentou melhora, 5 com Sobrepeso, 8 em obesidade, 15 com circunferência da cintura >80. A promoção e prevenção se apresentam para o SUS como uma das mais importantes práticas da política de saúde na atenção primária. Com isso, o Nasf tem se empenhado em buscar os grupos mais vulneráveis com o intuito de promover o cuidado. Foi nessa vertente que foi elaborada a proposta do projeto Mãos do Talento: cuidando das mãos que bordam ao corpo que sustenta”. Vale ressaltar que é necessário um olhar ampliado para o indivíduo como um todo e não somente uma parte a ser reabilitada.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO