Olá,

Visitante

Mãos do Talento: Cuidando das mãos que bordam ao corpo que sustenta

Partindo do princípio que o Ponto de Cruz no Município de Cedro de São João é referência no estado de Sergipe, o NASF criou o projeto como forma de intervenção ao processo saúde/doença, desde a prevenção física e mental até sua reabilitação, utilizando a capacitação do profissionais Nutricionista e Fisioterapeuta para executá-lo.

Minimizar a incidência dos problemas dolorosos Desenvolver atividades de educação em saúde, implantar atividades preventivas e terapêuticas, proporcionar e promover qualidade de vida, prevenir doença Identificar o perfil nutricional e dietético. Realiza será desenvolvido um trabalho da nutricionista e fisioterapeuta para com um grupo de bordadeiras(os). em encontros mensais serão realizadas atividades de orientações para prevenção de doenças ocupacionais como lesão por esforço repetitivo (LER) que é um dos principais distúrbios osteomoleculares relacionados ao trabalho. Por sua vez a Nutricionista avaliará o estado nutricional e dietético, fará uma intervenção nutricional a partir do diagnóstico e abordará temas como: Nutrição nas fases da vida, alimentação e qualidade de vida.

Realizou-se levantamento do nº de bordadeiras(os) pelo ACS, encontrou-se 73 indivíduos, desses 89% Mulheres(65) e 11% do Homens(8). o grupo é constituído de 18 “Mãos do Talento”. Todas avaliadas quanto à força muscular e limiar de dor, e nutricionalmente. 18 relataram sentir dores, 08 estão em Sobrepeso, 10 em Obesidade, 18 com circunferência da cintura >80 (risco de doenças cardiovasculares). Após 10 encontros foi trabalhado o alívio da dor, fortalecimento muscular, avaliação antropométrica, intervenção nutricional e palestras educativas, obteve-se os seguintes resultados: 11 apresentou alívio nas dores, 06 mantêm as parestesias, 01 não apresentou melhora 05 com Sobrepeso, 08 em obesidade, 15 com circunferência da cintura >80.A promoção e prevenção se apresentam para o SUS como uma das mais importantes práticas da política de saúde na atenção primária. Com isso o NASF tem se empenhado em buscar os grupos mais vulneráveis com o intuito de promover o cuidado. Foi nessa vertente que foi elaborada a proposta do Projeto “Mãos do Talento: Cuidando das Mãos que Bordam ao Corpo que Sustenta”. Vale ressaltar que é necessário um olhar ampliado, para o indivíduo como um todo, e não somente uma parte a ser reabilitada.

Principal

Marília Prudente Freire

mariliafreirenet@gmail.com

Coautores

Tânia Maria Santos De Menezes

A prática foi aplicada em

Cedro de São João

Sergipe

Nordeste

Instituição

Rua Modernista, Nº 100. Cond. Parque Dos Artistas, 2302 - Aracaju - Se

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Danilo Barbosa Morais

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

28 fev 2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal