Olá,

Visitante

Projeto Saude e Meio Ambiente ?Meu Bairro,Minha Casa?Equipe de Saúde da Família Jardim Sofia

A Estratégia de Saúde da Família visa a consolidação do Sistema Único de Saúde, reorientando-o a focalizar o indivíduo, a família e a comunidade, inseridos em seu contexto socioambiental, na busca da promoção de saúde e da participação comunitária a partir de um trabalho interdisciplinar e intersetorial feito pela equipe de saúde e pela comunidade. Torna-se, portanto, um espaço propício para o desenvolvimento de uma política de educação ambiental no seu território de atuação.Objetivo GeralDesenvolver, através de um planejamento intersetorial, ação de mobilização social para limpeza do bairro e intervir nos fatores de risco e na vigilância ambiental, buscando como resultado o controle de doenças, a educação em saúde e a melhoria das condições ambientais do bairro Jardim Sofia. Objetivos Específicos?

A presença entulhos, a falta de destino adequado ao lixo comum e reciclável e o acúmulo de água parada, entre outros, geram diversos problemas de ordem ambiental e à saúde pública, como a proliferação de doenças que causam danos à saúde do homem e a ocorrência de alagamentos e enchentes. Para tanto, as ações de intervenção com relação a estes problemas, quando bem elaboradas e desenvolvidas sob a ótica da intersetorialidade, facilitam significativamente a promoção à saúde da população e impactam positivamente nos problemas de saúde pública. Foi com este intuito que a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro Jardim Sofia elaborou o projeto ?Meu Bairro, minha Casa, pois este bairro tem um histórico de enchentes e indicadores de -mortalidade por leptospirose.

Mesmo com três anos de desenvolvimento, nosso trabalho só está iniciando. Entende-se que a partir de uma comunidade consciente de sua responsabilidade e que tenha o envolvimento e participação ativa dos nossos jovens e lideranças locais neste processo, teremos um impacto destas ações ao longo do tempo. E de forma contínua as mudanças de maior impacto acontecerão

Principal

Celia Diefenbach

A prática foi aplicada em

Joinville

Santa Catarina

Sul

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Celia Diefenbach

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
‘‘Felicidade de Viver’’. Promoção da Atividade Física na Terceira Idade para Melhorar a Qualidade de Vida Física e Mental.
Paraíba
Práticas
Ação Municipal – Juntos Somos Mais Fortes
Tocantins
Práticas
Atenção Domiciliar: a Integralidade do Cuidado Promovendo Saúde e Prevenindo Agravos
Rio de Janeiro
Práticas
Relato de Experiência da Atenção Especializada em Saúde da População Trans no Município de Niterói.
Rio de Janeiro
Práticas
Modelos Assistenciais em Saúde: Desafios e Perspectivas
Rio Grande do Sul
Práticas
A Ótica do Cuidado: Relato de Experiência Sobre o Projeto olhar Brasil Realizado no Município de Vassouras – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Promoção da Saúde a Partir do Resgate da Ancestralidade de Comunidades em Contexto Rural e Quilombola no Município de Natividade
Rio de Janeiro
Práticas
Rede de Atenção com Foco no Cuidado das Pessoas com Doença Falciforme no Município de São Pedro da Aldeia – Rj: Contribuição da Coordenação de Saúde Bucal.
Rio de Janeiro
Práticas
Protocolo para o Cuidado odontológico dos Pacientes com Doença Falciforme no Município de São Pedro da Aldeia – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Nasf Pindoba e o Grupo Plantando com Saúde