Olá,

Visitante

Projeto Saude e Meio Ambiente ?Meu Bairro,Minha Casa?Equipe de Saúde da Família Jardim Sofia

A Estratégia de Saúde da Família visa a consolidação do Sistema Único de Saúde, reorientando-o a focalizar o indivíduo, a família e a comunidade, inseridos em seu contexto socioambiental, na busca da promoção de saúde e da participação comunitária a partir de um trabalho interdisciplinar e intersetorial feito pela equipe de saúde e pela comunidade. Torna-se, portanto, um espaço propício para o desenvolvimento de uma política de educação ambiental no seu território de atuação.Objetivo GeralDesenvolver, através de um planejamento intersetorial, ação de mobilização social para limpeza do bairro e intervir nos fatores de risco e na vigilância ambiental, buscando como resultado o controle de doenças, a educação em saúde e a melhoria das condições ambientais do bairro Jardim Sofia. Objetivos Específicos?

A presença entulhos, a falta de destino adequado ao lixo comum e reciclável e o acúmulo de água parada, entre outros, geram diversos problemas de ordem ambiental e à saúde pública, como a proliferação de doenças que causam danos à saúde do homem e a ocorrência de alagamentos e enchentes. Para tanto, as ações de intervenção com relação a estes problemas, quando bem elaboradas e desenvolvidas sob a ótica da intersetorialidade, facilitam significativamente a promoção à saúde da população e impactam positivamente nos problemas de saúde pública. Foi com este intuito que a equipe de Estratégia de Saúde da Família do Bairro Jardim Sofia elaborou o projeto ?Meu Bairro, minha Casa, pois este bairro tem um histórico de enchentes e indicadores de -mortalidade por leptospirose.

Mesmo com três anos de desenvolvimento, nosso trabalho só está iniciando. Entende-se que a partir de uma comunidade consciente de sua responsabilidade e que tenha o envolvimento e participação ativa dos nossos jovens e lideranças locais neste processo, teremos um impacto destas ações ao longo do tempo. E de forma contínua as mudanças de maior impacto acontecerão

Principal

Celia Diefenbach

A prática foi aplicada em

Joinville

Santa Catarina

Sul

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Celia Diefenbach

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
de Bem com a Vida”: Experiência do Grupo de Manejo da Ansiedade da Uaps Jardim Paraíso no Município de Patos de Minas
Pará
Práticas
Artesanato Como Prática de Promoção em Saúde Mental.
Rio de Janeiro
Práticas
Utilização do Lúdico Como Estratégia de Favorecimento do Atendimento e Vínculo com o Paciente odontopediátrico na Estratégia de Saúde da Família.
Espírito Santo
Práticas
Escola de Postura: Prevenção da Lombalgia, Através da Motivação da Prática Corporal, Contribuindo para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Usuários de Irecê, Bahia.
Bahia
Práticas
Oficina de Culinária Kids: uma Ferramenta para Despertar a Alimentação Saudável das Crianças do Programa Saúde na Escola.
Bahia
Práticas
Isaba Kiambote [Bem Vinda a Folha]
Rio de Janeiro
Práticas
Ultrapassando Barreiras: o Acesso a Saúde no Sistema Prisional.
Santa Catarina
Práticas
Consultório na Rua e a Potência do Cuidado no Território: Produção de Afetos e Encontros
Alagoas
Práticas
Clube da Papinha: uma Estratégia de Adequação Nutricional e Promoção da Alimentação Complementar Saudável no Município de Timbaúba-Pe.
Paraíba
Práticas
Impacto do Programa Antitabagismo no Munícipio de São José da Lagoa Tapada – Pb
Paraíba