Olá,

Visitante

Projeto Saúde do Trabalhador nas Empresas como Fortalecimento Das Ações de Imunização

Categoria não especificada

O município de Taió, situado do Estado de Santa Catarina, Brasil, iniciou em 2017 ações para a saúde do trabalhador – PROJETO SAÚDE NA EMPRESA, com objetivo de atender pessoas ativas no mercado de trabalho, que apresentam baixa adesão nas Unidades de Saúde para atendimento em geral, incluindo a vacinação. Esta demanda foi identificada através da avaliação dos indicadores de saúde, compartilhada com a ACIAT (Associação Empresarial de Taió) e com isso foram elaboradas estratégias, sendo uma delas a vacinação extra muro nas empresas. Até o momento foram realizados quatro ciclos de vacinação, que inclui a sensibilização de empregadores e trabalhadores, avaliação de carteira de vacinação e a vacinação dos trabalhadores. Finalizamos estes quatro ciclos do projeto com 98% dos trabalhadores vacinados, empregadores comprometidos, satisfação do colaborador junto a empresa, redução da proliferação de doenças e a preservação da produtividade.

A baixa da demanda de procura da classe trabalhadora ativa, confirma a necessidade de atendimento extramuro para a captação deste trabalhador, sendo que a realização de prevenção para esta classe tem sido um desafio. A Identificação dos problemas deu-se através de diferentes momentos nas empresas do município, sendo que os principais motivos foram: horário de funcionamento do Posto de Saúde, horário de trabalho, distância de casa ao posto de saúde e o não entendimento da importância da vacinação. A partir destes problemas foram realizadas estratégias para a solução destes, incorporando a cada novo ciclo diferentes estratégias. Muitos problemas e desafios ainda demandam se solução, como formar profissionais de saúde para a Imunização, com isso ampliar o desenvolvimento do projeto, a sensibilização dos empresários e o comprometimento de seus trabalhadores sobre a importância da Imunização.

A principal estratégia para o aumento da vacinação deu-se através da parceria estabelecida com a ACIAT e da realização de vacinação extramuro, utilizando o local de trabalho como principal ponto de vacinação. A sensibilização de empregadores e trabalhadores sobre a importância da vacinação através dos encontros presencias foram estratégias fundamentais para o desenvolvimento do projeto. O deslocamento da equipe de saúde até a empresa em horários pré-estabelecidos facilitou a adesão dos empregadores e trabalhadores, estas foram estratégias fundamentais para o desenvolvimento do projeto. A apresentação da carteira de vacina no egresso proporcionou maior efetivação da imunização. O compromisso coletivo de todos os atores, contribuiu como estratégia para a imunização coletiva, reduzindo as taxas de contágio, um menor número de internações e consequentemente menos mortes.

O Projeto Saúde na Empresa proporcionou uma maior preocupação dos empregadores em promover a saúde de seus trabalhadores, no momento em que a carteira de vacinação passou a fazer parte dos exames admissionais e os próprios trabalhadores em manter suas vacinas em dia. Com isso tentou-se “quebrar” um dos maiores obstáculos, que é o acesso à informação e a Imunização. A valorização do trabalhador gera satisfação do mesmo junto a empresa e mantem sua produtividade, evitando assim, faltas frequentes que beneficiam o empregador e fortalece as ações do programa ImunizaSUS. Sabe-se que este projeto está somente no início e que muitas outras iniciativas poderão ser realizadas, como estimular os demais estabelecimentos comerciais do município em promover a saúde de seus trabalhadores, visto que o projeto surgiu com na tentativa de disponibilizar mais um serviço aos seus cidadãos. Empresas, sociedade e profissionais de saúde podem trabalhar juntos em prol de um bem em comum – A SAÚDE DO TRABALHADOR.

Principal

ROMANA RAQUEL EBELE

Coautores

Rose Cristiane Hermes

A prática foi aplicada em

Região

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
Ampliando leque da rede: fortalecimento dos vínculos entre equipes e escola.
Paraíba
Práticas
Relato de experiência: humanização na atenção ao usuário no pronto atendimento de Pilar (PB))
Paraíba
Práticas
Implantação de laserterapia na rede de atenção à saúde de Pilar (PB): relato de experiência
Paraíba
Práticas
Paciente protagonista de sua terapia: o cuidado farmacêutico com pacientes atendidos no CAPS de Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Atenção e cuidado ao paciente portador de feridas no SUS em Pilar (PB)
Paraíba
Práticas
Quando a saúde vai além dos muros das UBS
Rio de Janeiro