Olá,

Visitante

Projeto Saúde do Trabalhador nas Empresas como Fortalecimento Das Ações de Imunização

O município de Taió, situado do Estado de Santa Catarina, Brasil, iniciou em 2017 ações para a saúde do trabalhador – PROJETO SAÚDE NA EMPRESA, com objetivo de atender pessoas ativas no mercado de trabalho, que apresentam baixa adesão nas Unidades de Saúde para atendimento em geral, incluindo a vacinação. Esta demanda foi identificada através da avaliação dos indicadores de saúde, compartilhada com a ACIAT (Associação Empresarial de Taió) e com isso foram elaboradas estratégias, sendo uma delas a vacinação extra muro nas empresas. Até o momento foram realizados quatro ciclos de vacinação, que inclui a sensibilização de empregadores e trabalhadores, avaliação de carteira de vacinação e a vacinação dos trabalhadores. Finalizamos estes quatro ciclos do projeto com 98% dos trabalhadores vacinados, empregadores comprometidos, satisfação do colaborador junto a empresa, redução da proliferação de doenças e a preservação da produtividade.

A baixa da demanda de procura da classe trabalhadora ativa, confirma a necessidade de atendimento extramuro para a captação deste trabalhador, sendo que a realização de prevenção para esta classe tem sido um desafio. A Identificação dos problemas deu-se através de diferentes momentos nas empresas do município, sendo que os principais motivos foram: horário de funcionamento do Posto de Saúde, horário de trabalho, distância de casa ao posto de saúde e o não entendimento da importância da vacinação. A partir destes problemas foram realizadas estratégias para a solução destes, incorporando a cada novo ciclo diferentes estratégias. Muitos problemas e desafios ainda demandam se solução, como formar profissionais de saúde para a Imunização, com isso ampliar o desenvolvimento do projeto, a sensibilização dos empresários e o comprometimento de seus trabalhadores sobre a importância da Imunização.

A principal estratégia para o aumento da vacinação deu-se através da parceria estabelecida com a ACIAT e da realização de vacinação extramuro, utilizando o local de trabalho como principal ponto de vacinação. A sensibilização de empregadores e trabalhadores sobre a importância da vacinação através dos encontros presencias foram estratégias fundamentais para o desenvolvimento do projeto. O deslocamento da equipe de saúde até a empresa em horários pré-estabelecidos facilitou a adesão dos empregadores e trabalhadores, estas foram estratégias fundamentais para o desenvolvimento do projeto. A apresentação da carteira de vacina no egresso proporcionou maior efetivação da imunização. O compromisso coletivo de todos os atores, contribuiu como estratégia para a imunização coletiva, reduzindo as taxas de contágio, um menor número de internações e consequentemente menos mortes.

O Projeto Saúde na Empresa proporcionou uma maior preocupação dos empregadores em promover a saúde de seus trabalhadores, no momento em que a carteira de vacinação passou a fazer parte dos exames admissionais e os próprios trabalhadores em manter suas vacinas em dia. Com isso tentou-se “quebrar” um dos maiores obstáculos, que é o acesso à informação e a Imunização. A valorização do trabalhador gera satisfação do mesmo junto a empresa e mantem sua produtividade, evitando assim, faltas frequentes que beneficiam o empregador e fortalece as ações do programa ImunizaSUS. Sabe-se que este projeto está somente no início e que muitas outras iniciativas poderão ser realizadas, como estimular os demais estabelecimentos comerciais do município em promover a saúde de seus trabalhadores, visto que o projeto surgiu com na tentativa de disponibilizar mais um serviço aos seus cidadãos. Empresas, sociedade e profissionais de saúde podem trabalhar juntos em prol de um bem em comum – A SAÚDE DO TRABALHADOR.

Principal

ROMANA RAQUEL EBELE

Coautores

Rose Cristiane Hermes

A prática foi aplicada em

Região

Esta prática está vinculada a

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

A prática foi cadastrada em

23 dez 2023

e atualizada em

23 dez 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo