O projeto livros coloridos é uma ação que visa arrecadar livros novos ou usados para serem doados a crianças e adolescentes internadas na pediatria do Hospital de Bonsucesso/Grupo Hospitalar Conceição. Em 2023 teve sua primeira edição que fez parte das atividades do Novembro Negro no HFB/GHC. A partir da observação empírica e dos atendimentos sociais no cotidiano da Enfermaria e CTI Pediátrico do Hospital Federal de Bonsucesso/Grupo Hospitalar Conceição, notamos que a maioria dos usuários são negros (pretos e pardos) e, no entanto, os livros que muitas vezes distraiam e instruiam essas mesmas crianças e adolescentes, não contavam com personagens pretos e pretas, bem como não retratavam a cultura afro-brasileira, indígena, como também não abordavam a diversidade de gênero, classe e etnia. A iniciativa consistiu na organização de campanhas de arrecadação de livros voltados à infância e adolescência que abordem as questões étnico raciais, como também de classe, gênero e diversidade humana. Os livros arrecadados foram distribuídos às crianças e adolescentes internados e presentes no ambulatório, sendo realizado então, eventos de sensibilização para o tema. em 2023 os livros coloridos foram distribuídos através de um evento com a participação de corsplayers e em 2024 foi realizado o Sarau Literário Livros Coloridos com a presença de duas autoras de livros infantis com a temática etnico racial.
.
O período da internação pode gerar estresse e ociosidade, especialmente entre crianças e adolescentes. O direito à educação e ao lazer não cessam durante a internação. Por isso, são disponibilizadas às crianças e adolescentes internadas a classe hospitalar e brinquedoteca. Sendo assim, notamos que os livros disponibilizados na pediatria não atendiam às temáticas da questão étnico racial e da inclusão. Visando contribuir para o fortalecimento da auto- estima e com a educação antirracista/inclusiva das crianças e adolescentes internadas, criamos o projeto Livros Coloridos.
Foram arrecadados e distribuídos mais de 200 (duzentos) livros. Nesses dois anos de implementação do projeto observamos o encantamento e alegria das crianças e adolescentes em receber o livro. As famílias também demonstraram emoção ao terem acesso à literatura específica em que seus filhos(as) poderiam se reconhecer. O projeto tem dois grandes movimentos, a arrecadação e a distribuição dos livros doados. O público alvo são as crianças e adolescentes internadas, porém, temos observado que além dos familiares, as pessoas que doam os livros também são tocadas. Livros são objetos cheios de significado e afeto. Alguns doadores relataram ter um forte apreço pelo livro, já que através dele que sua consciência racial foi despertando. E que por isso, se sentiam felizes em saber que o movimento seguiria adiante e outra criança preta iria se beneficiar com ele. Outros tantos trabalhadores nos abordaram perguntando o que eram livros coloridos e se questionaram do porquê ainda não possuiam livros com essas temáticas. E a grande maioria fez questão de comprar para doar. A potência de trazer o protagonismo negro através da literatura para crianças, adolescentes e suas famílias. Ter os livros coloridos circulando pelo hospital, viajando junto com as crianças até os seus domicílios e territórios, é uma das grandes ambições desse projeto.
O Projeto Livros Coloridos funciona como mediador entre livros que podem estar guardados e seus futuros leitores. A divulgação eficaz é um dos trunfos. Notamos ser necessário investimento em cartazes objetivos com definição clara sobre os pontos de arrecadação. Notamos também que na segunda edição, já fomos procuradas por doadores de forma espontânea.
Avenida Londres, 616 - Bonsucesso, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO