- Gestão de Serviços e Sistemas de Saúde
JULIANA BRAZÃO
- 12 set 2024
Amapá
Projeto de integração da odontologia e pediatria na assistência à saúde oral da criança e do adolescente atendidos no ambulatório do Instituto de Assistência dos Servidores do Estado do Rio de Janeiro (IASERJ) Maracanã (Projeto interagir sorrindo)
O trabalho visa integrar a odontologia e a pediatria no atendimento de crianças a partir de 5 dias a 15 anos atendidas no ambulatório do Iaserj (Maracanã) no ano de 2023, tendo em vista conscientizar a importância da prevenção em saúde
bucal. Já nos primeiros anos de vida, a fim de garantir um sorriso saudável e, desse modo, otimizar os custos para o SUS. Objetiva integrar de forma multidisciplinar as clínicas de odontologia e pediatria para a promoção de saúde bucal do público alvo, levar a diminuição dos fatores de risco através da educação, prevenção e tratamento, fortalecer o vínculo paciente-família-equipe multidisciplinar; programar palestras, mesas clínicas de orientações de saúde oral e fonoaudiologia; realizar anamnese, exame clínico oral e extraoral; avaliar o crescimento oro facial; identificar hábitos viciosos; tratar eventos de atenção básica (restauração, raspagem de cálculo dental e extração); orientar técnica de escovação e uso do fio dental ao paciente e responsável, realizar aplicação tópica de flúor e profilaxia oral; orientar à necessidade de tratamentos especializados quando necessário (ortodontia, endodontia,
estomatologia, cirurgia bucomaxilo facial e fonoaudiologia, entre outros). Monitorar semestral ou anualmente a saúde oral, de acordo com risco de cárie. Após a criança ser atendida na pediatria, será direcionada à odontologia que será acolhida ao atendimento ou marcada a consulta, dependendo da demanda do dia. No atendimento odontológico, realizada a anamnese, destacamos a queixa principal, se apresenta alguma doença, os hábitos de higiene, hábitos viciosos, orientando o que deverá ser melhorado, inclusive, se necessário, redirecionando à equipe multidisciplinar. Realiza o plano de tratamento, avaliando a situação da cavidade oral, como a higiene, dente , gengiva, freios, má oclusão, entre outros aspectos; em prontuário, no qual o responsável assina. Tratamento, alta e
retorno.
Após a criança ser atendida no serviço de pediatria, é encaminhada à odontologia, que será acolhida ao atendimento ou marcação de consulta, dependendo da demanda do dia, fazendo, assim, a integração dos serviços que antes eram individualizados.
Essa integração foi bastante produtiva, atendemos mais de 400 crianças. Sendo que nem todas vieram do encaminhamento da pediatria, atendemos também livre demanda. Muitas já tiveram alta, retornando apenas para controle. Observamos que cerca de 53% apresentavam doença cárie. Sabemos que a cárie é uma doença comportamental e só com a prevenção e promoção de saúde bucal os índices diminuirão. Muitos pais não têm o hábito de levar os bebês ao dentista, daí a importância de o pediatra encaminhar.
Outro dado que nos surpreendeu bastante foi o grande número de crianças com hábitos viciosos como bruxismo, onicofagia (hábito de roer unhas), sucção digital e chupeta. Percebendo a importância da assistência da saúde mental.
No atendimento odontológico, inicia-se com a anamnese; destacamos os hábitos de higiene, hábitos viciosos, orientações, o que deverá ser melhorado, inclusive, se necessário, redirecionando a equipe multidisciplinar. Realiza-se o plano de tratamento, avaliando a situação da cavidade oral, como a higiene, dentes, gengiva, freios, má oclusão, entre outros aspectos; tratamento, alta e retorno. Nas dependências da unidade, foram realizadas palestras, mesas clínicas e eventos para divulgar nosso trabalho.
Ressaltamos a integração dos serviços para estabelecer a conexão das consultas pediátricas e odontológicas.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO