Olá,

Visitante

A atuação do enfermeiro na atenção primária à saúde no município de Valença -RJ

A atenção primária é denominada pela Política Nacional de Atenção Básica como um conjunto de ações desenvolvidas por equipe multidisciplinar, em um território definido, no âmbito individual, familiar e coletivo que promovem ações para a prevenção, promoção, reabilitação da saúde da população (Brasil, 2017).
Para que a Estratégia de Saúde da Família possa desenvolver o seu papel e garantir os princípios do Sistema Único de Saúde aos usuários, proporcionando atenção integral visando o bem estar biopsicossocial e não apenas a ausência de doenças é necessário profissionais que tenham competência técnica para tal, um profissional que vem desenvolvendo esse papel é o enfermeiro (GALAVOTE et at., 2016).
Diversos profissionais atuam nas unidades de saúde o que compõem a equipe multidisciplinar, cada um desenvolvendo as suas atribuições inerentes a cada cargo, respeitando os preceitos éticos da profissão. O enfermeiro é o elo que atua como gerente nas Unidades de Saúde proporcionando a equipe multidisciplinar alinhamento nas decisões para o desenvolvimento da assistência (SODER et al., 2018).
O enfermeiro que atua na Atenção Primária do município de Valença – RJ é responsável pelo gerenciamento da unidade, através da coordenação da equipe, a realização de fluxos de atendimento, a mediação de conflitos e o desenvolvimento da assistência de enfermagem, através das consultas de enfermagem, as visitas domiciliares a realização de procedimentos.

Diante do exposto sentiu-se a necessidade de discorrer sobre a atuação do enfermeiro na atenção primária no município de Valença – RJ, a relevância da pesquisa se deve ao fato de que ainda existem muitos usuários que não compreendem a atuação do enfermeiro nas unidades de saúde, tendo em vista a diversidade de atribuições desenvolvidas pelo enfermeiro tanto na parte gerencial e assistencial.
O trabalho demonstra a produção de atendimentos individuais e a realização de procedimentos desenvolvidos pelos enfermeiros da Atenção Primária em Saúde do Município de Valença – RJ nos anos de 2020 a 2023.
Foram utilizados os resultados apresentados nos indicadores de produção coletados a partir de dados públicos consolidados do Sistema de Informação em Saúde para Atenção Básica (SISAB), sistema vinculado ao Ministério da Saúde, referente aos anos de 2020, 2021, 2022 e 2023.

Os dados revelam que no ano de 2020 foram realizados 14.699 atendimentos e 7.904 procedimentos, no ano de 2021 foram 10.507 atendimentos e 14.538 procedimentos, no ano de 2022 foram 19.652 atendimentos e 17.582 procedimentos e no ano de 2023 foram 35.065 atendimentos e 24.979 procedimentos.
Podemos observar o crescente desempenho dos enfermeiros no decorrer dos anos no que tange os atendimentos individuais e a realização de procedimentos, isso reflete diretamente na qualidade do atendimento dispensado ao usuário refletindo na qualidade de saúde da população.
Durante as consultas de enfermagem o enfermeiro fortalece vínculo com os usuários, realiza educação em saúde, desenvolve uma escuta atenciosa e qualificada, realiza a mediação de conflitos e articula a resolução das demandas sociais do usuário (ACIOLI et al., 2014).
O enfermeiro que atua na atenção primária em saúde é responsável pelo gerenciamento das unidades, isso implica na realização do serviço burocrático, a coordenação da equipe multidisciplinar, o levantamento das necessidades da população, e as atividades assistenciais, através das consultas de enfermagem e a realização de procedimentos.

Diante do presente estudo conclui-se que a atuação do enfermeiro na Atenção Primária é vasta e cheia de desafios devido ao grande número de atribuições. Vimos que o trabalho desenvolvido pelo enfermeiro que atua nas unidades de saúde é dicotômico, ou seja, gerencial e técnico.
Apesar de todas as atribuições o enfermeiro vem desenvolvendo um grande papel na qualidade do serviço dispensado aos usuários, ele é o responsável pela gerência, planejamento, organização dos processos de trabalho, realiza as consultas de enfermagem cada dia mais autônomas, acompanhando os usuários em todo o ciclo de vida, além de realizar atividades de prevenção, promoção e reabilitação da saúde dos usuários.
O reconhecimento e a valorização diante dos usuários e de outras profissões só será demonstrada se o enfermeiro que atua na atenção primária ocupe o seu espaço de gerente e de prestador do cuidado, isso só será alcançado através de um trabalho de qualidade e pautado nos princípios dos Sistema Único de Saúde.

Principal

Ana Luiza Pinto Coelho

analu-coelho@hotmail.com

Enfermeira

Coautores

Ana Luiza Pinto Coelho e Janaina Guimarães de Oliveira

A prática foi aplicada em

Valença

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Dr. Figueiredo, 320, Centro Valença - RJ

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ana Luiza Pinto Coelho

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

01 abr 2024

e atualizada em

01 abr 2024

Início da Execução

25/03/2024

Fim da Execução

31/03/2024

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
Envelhecimento Ativo
São Paulo
Práticas
Relato de Experiência de um dia ” D ” de Imunização com Crianças Indígenas
Todos os Estados (Nordeste)
Práticas
Experiência do preventivo humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
1 / 1071234Próximo