O PROJETO INTEGRAR FOI CRIADO EM 2023 A PARTIR DA PERCEPÇÃO DA EQUIPE eMULTI DA SECRETARIA DE SAÚDE DE NOVA PALMEIRA, A CERCA DA CRESCENTE DEMANDA DE CRIANÇAS COM TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO ENCAMINHADAS AO SERVIÇO. BUSCANDO ASSIM, ALÉM DE PRESTAR ASSITÊNCIA TERAPÊUTICA A ESSE PUBLICO, FORTALECER A SUA REDE DE APOIO COM ASSISTÊNCIA DE CUIDADO VOLTADO AS NECESSIDADES DOS ACOMPANHANTES, CRIANDO A PARTIR DISSO, O GRUPO “CUIDANDO DE QUEM CUIDA”, PARA PAIS, TUTORES, PARENTES E/OU CUIDADORES. O PROJETO CONTA COM EQUIPE MULTIDISSIPLINAR QUE GARANTE ASSISTÊNCIA EM FISIOTERAPIA, PSICOLOGIA, PSICOPEDAGOGIA, FONOAUDIOLOGIA, NUTRIÇÃO, TERAPIA ABA E PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES (PICS).
OBJETIVO GERAL:
PROMOVER ASSISTÊNCIA INTEGRADA AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO, BEM COMO A SUA REDE DE APOIO.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
– REALIZAR ATENDIMENTO INTEGRAL AS CRIANÇAS COM TRANSTORNO DO NEURODESENVOLVIMENTO;
– ACOLHER E RESSIGNIFICAR AS EXPERIÊNCIAS DA REDE DE APOIO NO CUIDADO COM ÀS CRIANÇAS ATENDIDAS;
– OFERTAR SERVIÇOS DE ACOLHIMENTO E DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE;
– ESTIMULAR E CONSOLIDAR AS HABILIDADES COGNITIVAS DAS CRIANÇAS;
– CONSCIENTIZAR A REDE DE APOIO SOBRE A IMPORTÂNCIA DE AUXILIAR NO PROCESSO DE INDEPENDÊNCIA DAS CRIANÇAS.
O PROJETO TEVE INÍCIO EM AGOSTO DE 2023, NA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE EM NOVA PALMEIRA, ATRAVÉS DOS PROFISSIONAIS DA EQUIPE eMULTI. FOI REALIZADO LEVANTAMENTO DE CASOS DE CRIANÇAS COM DIAGNÓSTIICO OU EM PROCESSO DE DIAGNÓSTICO DE TRANSTORNOS LIGADOS AO NEURODESENVOLVIMENTO, SEJAM COGNITIVOS, INTELECTUIAS, DE COMUNICAÇÃO, TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), TRANSTORNO DO DÉFICT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE (TDAH) E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM. FOI REALIZADO TRIAGEM DE TODOS OS ENCAMINHAMENTOS RECEBIDOS PELA EQUEIPE, ONDE CRIANÇAS IDENTIFICADAS SEM DIAGNÓSTICO, FORAM ENCAMINHADAS AO NÚCLEO DE APOIO E DIAGNÓSTICO A PESSOA COM DEFICIÊNCIA (NADPD), EM CAMPINA GRANDE, PARA AVALIAÇÃO ESPECIALIZADA E EMISSÃO DE LAUDO COM COMPROVAÇÃO DA DEFICIÊNCIA. ENQUANTO AS CRIANÇAS QUE JÁ ERAM PORTADORAS DE LAUDO, FORAM INSERIDAS NAS ATIVIDADES TERAPEUTICAS SEMANAIS, DE ACORDO COM A NESSECIDADE IDENTIFICADA PELA EQUIPE E POR ORDEM TEMPORAL DE ENCAMINHAMENTO, BEM COMO, REALIZADO A INSERÇÃO DE SUA REDE DE APOIO DO GRUPO DE ASSISTÊNCIA INTEGRADA ” CUIDANDO DE QUEM CUIDA”. FOI CRIADA LISTA DE ESPERA PARA INGRESSAR NO PROJETO, MEDIANTE ENCAMINHAMENTOS RECEBIDOS OU CASOS IDENTIFICADOS PELA PRÓPRIA EQUIPE EM SUA ROTINA DIÁRIA.
FORAM IDENTIFICADOS 34 CRIANÇAS COM LAUDOS MÉDICOS DE TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO E MAIS 15 EM PROCESSO DE DIAGNÓSTICO, TOTALIZANDO 49 USUÁRIOS. APENAS 10, DAS 49 CRIANÇAS, FAZIAM ALGUM TIPO DE ACOMAPNHAMENTO TERAPEUTICO EM SERVIÇOS DA REDE PRIVADA OU EM SERVIÇOS DE REFERÊNCIA EM OUTROS MUNICÍPIOS.
DESSE TOTAL DE 49 CRIANÇAS, 10 AINDA SE ENCONTRAM EM PROCESSO DE DIAGNÓSTIICO, 20 ESTÃO INSERIDAS NOS ATENDIMENTOS, 4 TIVERAM ALTA, E O RESTANTE ESTÃO EM LISTA DE ESPERA, AGUARDANDO VAGAS NAS TERAPIAS.
CAPACITAR A EQUIPE MULTIPROFISSIONAL, ESTRUTURAR E FORNECER RECURSOS PARA OS ATENDIMENTOS, PLANEJAR ESTRATÉGIAS DE ACOLHIMENTO E INSERÇÃO DA FAMÍLIA DOS USUÁRIOS, CONTACTAR REDE MUNICIPAL PARA MATRICIAMENTO.
Rua Almisa Rosa, Nova Palmeira - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO