Olá,

Visitante

Double check day: uma estratégia de busca ativa na atenção primária à saúde

INTRODUÇÃO
OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS) DESEMPENHAM UM PAPEL CRUCIAL NA BUSCA ATIVA DE USUÁRIOS COM CONDIÇÕES CRÔNICAS COMO HIPERTENSÃO E DIABETES DENTRO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF). A BUSCA ATIVA É UMA ESTRATÉGIA FUNDAMENTAL PARA IDENTIFICAR, ACOMPANHAR E GERENCIAR ESSAS CONDIÇÕES DE SAÚDE, QUE MUITAS VEZES SÃO SILENCIOSAS ATÉ QUE COMPLICAÇÕES GRAVES OCORRAM.
A DOUBLE CHECK (VERIFICAÇÃO DUPLA) ENTRE O MÉDICO E O AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE (ACS) É UMA PRÁTICA IMPORTANTE DENTRO DA ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA (ESF), GARANTINDO MAIOR SEGURANÇA, QUALIDADE E EFICÁCIA NO CUIDADO AO PACIENTE. ESSA COLABORAÇÃO ENTRE PROFISSIONAIS COM DIFERENTES COMPETÊNCIAS E NÍVEIS DE PROXIMIDADE COM A COMUNIDADE PROPORCIONA MÚLTIPLOS BENEFÍCIOS.

OBJETIVO GERAL
REALIZAR VERIFICAR DUPLA, MÉDICO E AGENTE COMUNITÁRIO DE SAÚDE ACERCA DAS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS USUÁRIOS DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE.

OBJETIVO ESPECÍFICO
– IDENTIFICAR/EVITAR/CORRIGIR ERROS NOS PRONTUÁRIOS ELETRÔNICOS;
– ⁠REFINAR DIAGNÓSTICOS;
– ⁠MELHORAR ADESÃO AO TRATAMENTO;
– ⁠MELHORAR A COMUNICAÇÃO ENTRE O MÉDICO E O ACS;
– ⁠FORTALECER O VÍNCULO DO ACS COM A COMUNIDADE;
– ⁠OTIMIZAR AVALIAÇÕES E CONDIÇÕES MÉDICAS.

A DOUBLE CHECK FOI UMA INICIATIVA DO MÉDICO DO MUNICÍPIO DE NOVA PALMEIRA-PB ONDE O MESMO SE REÚNE COM OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE DE FORMA INDIVIDUALIZADA A FIM DE MELHORAR A ESTRATÉGIA DE INFORMAÇÕES SOBRE AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DOS USUÁRIOS DE FORMA MAIS PRECISA E ASSERTIVA A FIM DE GARANTIR UM ATENDIMENTO E ACOMPANHAMENTO DE QUALIDADE ASSISTENCIAL, BEM COMO OTIMIZA A REFINAR DIAGNÓSTICOS.

DURANTE A DOUBLE CHECK (VERIFICAÇÃO DUPLA), IDENTIFICAMOS AS BARREIRAS QUE IMPEDEM O PACIENTE DE SEGUIR AS RECOMENDAÇÕES MÉDICAS E TRABALHAR EM CONJUNTO PARA ENCONTRAR SOLUÇÕES, TEM EM PERMITE QUE AMBOS, MÉDICO E ACS, REVISEM E CONFIRMEM INFORMAÇÕES CRÍTICAS, COMO DOSES DE MEDICAMENTOS, HORÁRIOS DE ADMINISTRAÇÃO E OUTRAS ORIENTAÇÕES TERAPÊUTICAS. ISSO MINIMIZA O RISCO DE ERROS E AUMENTA A SEGURANÇA DO PACIENTE, BEM COMO A ADESÃO AO TRATAMENTO PROPOSTO.

APÓS CADA DOUBLE CHECK, OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE VÃO EM BUSCA DOS PACIENTES QUE ESTÃO PENDENTES DE INFORMAÇÕES OU QUE AINDA NÃO FIZERAM CONSULTA NOS ÚLTIMOS 3 MESES PARA QUE, POSTERIORMENTE POSSAMOS TRAÇAR ESTRATÉGIAS NECESSÁRIAS PARA UMA INTERVENÇÃO EFICAZ E EFICIENTE DE ACORDO COM AS CONDIÇÕES DE SAÚDE DE CADA USUÁRIO.

A COMUNICAÇÃO REGULAR ENTRE MÉDICOS E ACSS PODE FACILITAR A IDENTIFICAÇÃO PRECOCE DE PROBLEMAS EMERGENTES DE SAÚDE NA COMUNIDADE. ISSO PERMITE UMA RESPOSTA RÁPIDA, SEJA ESCALANDO INTERVENÇÕES OU AJUSTANDO ESTRATÉGIAS DE SAÚDE PÚBLICA LOCALMENTE.

QUANDO OS PACIENTES VEEM QUE OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE ESTÃO TRABALHANDO EM CONJUNTO DE FORMA COORDENADA, ISSO FORTALECE A CONFIANÇA NO SISTEMA DE SAÚDE E MELHORA O VÍNCULO COM OS SERVIÇOS OFERECIDOS.

INSERIR DIA ESPECIFICO DE ENCONTRO COM OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE NO CRONOGRAMA DA EQUIPE, DISPOR DE COMPUTADOR E REDE DE INTERNETE PARA VERIFICAÇÃO DOS DADOS CADASTRAIS DOS USUÁRIOS.

Principal

RUI ARAÚJO JÚNIOR

ruiaraujojunior@gmail.com

MÉDICO SAÚDE DA FAMÍLIA

Coautores

Rui Araújo Júnior1, Délis Pâmella de Fátima Dantas Lima, Jessica Dantas Quiulo, Iranilma Maria da Silva Dantas, Vanessa da Cunha, Maria Seneide do Nascimento, Joseane Gomes de Oliveira, Iradilza Marques Silva Virgolino, Adellys Raiana Santos Silva, Nádia Jussiane Alves Bezerra.

A prática foi aplicada em

Nova Palmeira

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

RUA ALMISA ROSA , N 237

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

DÉLIS PÂMELLA DE FÁTIMA DANTAS LIMA

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

14 abr 2024

e atualizada em

14 abr 2024

Início da Execução

13/02/2024

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

Você pode se interessar também

Práticas
Experiência do Preventivo Humanizado no SUS
Maranhão
Práticas
Implantação do serviço de curativos na atenção básica do município de Arara: experiência exitosa
Paraíba
Práticas
Assistência odontológica aos trabalhadores da saúde municipal de Esperança: relato de experiência
Paraíba
Práticas
Caminhos do Cuidado, levando serviços de saúde para as comunidades rurais no município de Condado (PB)
Paraíba
Práticas
Gestar saudável – de 0 a 1000 dias
Paraíba
Práticas
Mapa territorial em saúde mental: instrumento exitoso do cuidado na atenção primária à saúde
Paraíba
Práticas
Implementação da estratégia Tenda da Imunização para aumento de coberturas vacinais
Todos os Estados (Nordeste), Paraíba