- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Visando o controle da população canina e a diminuição de cães vadios do município, realizamos um cadastramento de todos os cães da área urbana para posteriormente com esses dados realizar a castração.
O projeto cadastramento para castração canina visa o controle populacional de cães machos e fêmeas e, em conjunto, o controle considerável das zoonoses, principalmente a LVC. Através dos meios de comunicação (Facebook e informativo), convocamos a população para realizar o cadastro de todos os cães machos e fêmeas. Foram coletados dados como cor, tamanho e sexo dos animais, endereço e telefone para contato dos proprietários. Cada proprietário ao fim do cadastro teve o seu número de cadastro entregue facilitando assim o agendamento de atendimento veterinário e já sabendo o seu lugar na fila para o projeto de castração.
Foram cadastrados 525 cães de 260 proprietários, facilitando assim o trabalho de triagem para o projeto de castração. Foi possível organizar o fluxograma do projeto de castração. Através dos dados entraremos em contato com os proprietários para agendar a avaliação e teste de LVC e, posteriormente, a castração. Tendo em vista que o controle populacional de cães é uma politica de saúde pública, isso a torna de suma importância para o município. Com a realização do cadastro, inibimos muito a questão do abandono, pois através dele conseguimos pelas características dos animais identificar até quem são seus proprietários.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO