Olá,

Visitante

Grupo de Encontro como Forma de Empoderamento Feminino na Sociedade

o Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF) percebendo a necessidade de empoderamento feminino e maior inclusão das mulheres na sociedade moderna desenvolveu um grupo de apoio, “Mulheres Empoderadas” que tem como objetivo proporcionar um espaço terapêutico para elas expressarem seus sentimentos e compartilhar com outras mulheres experiências relativas ao seu viver em sociedade. Mais que garantir o empoderamento e acolhimento dessas mulheres o intuito do grupo é desenvolver um trabalho mais sistemático envolvendo a equipe de saúde da Família (ESF), e demais profissionais na atenção e cuidado a essas mulheres. Tendo em vista o aumenta da violência contra a mulher, ouvindo-se muito falar sobre o Feminicídio que é o assassinato de mulheres pela condição de ser mulher, o termo que se refere a crime de ódio contra mulheres, justificado por uma historia de dominação da mulher pelo homem e estipulado pela impunidade e indiferença da sociedade e do estado.

Capacitar e conscientizar a mulher para exercer seu papel e seus direitos na sociedade moderna, através da construção da auto-estima e do seu empoderamento. Auxilia as mulheres a partilhar experiências subjetivas como uma forma de empoderar outras m as participantes do grupo foram convidadas pelos agentes comunitários de saúde do município. Os métodos utilizados durante o desenvolvimento do grupo foram roda de conversa, aplicação de questionários e palestras com profissionais de diversas áreas. A Técnica psicológica utilizada foi a Teoria Cognitiva Comportamental e o uso da Metodologia do Círculo de Cultura de Paulo Freire.

o grupo teve início em setembro de 2018, com 15 participantes, sob a coordenação do NASF. Os encontros eram quinzenais com a duração de 50 minutos, acontecendo às terças-feiras no inicio da manhã. Através de um espaço terapêutico que objetivava a troca de saberes e experiências entre as participantes, constatamosatravés da análise dos resultados dos questionários aplicados e da maior participação no grupo, que as integrantes tiveram maior autonomia, melhora da auto-estima, e uma maior reflexão acerca do seu papel na sociedade, sendo gerados sentimentos positivos que venham auxiliar em seus processos interpsiquicos e interpessoais,facilitando a tomada de decisão e controle dos seus medos, anseios que podem surgir na vivência em sociedade.Através dos encontros, foi possível visualizarmos as transformações na vida das mulheres acolhidas pelo grupo, sendo notável a conscientização dessas sobre seu papel em sociedade. Se mostraram mais capazes e confiantes para enfrentar as adversidades da vida, bem como impor seus desejos frente às mudanças socioculturais. A sensibili zação ao empoderamento ocorreu a partir do fato de perceberem que podem ser autônomas e que as mudanças ocorrem a partir delas mesmas e que a união era essencial.

Principal

Nayane Andradesesaudecanaa2@Gmail.Com

nayannesandrade@gmail.com

A prática foi aplicada em

Canaã

Minas Gerais

Sudeste

Instituição

Av. Pedro Lopes Dias

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

José Ivanir Miranda Duarte

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Título: Autismo – uma causa municipal.
Paraíba
Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal