o Núcleo de Apoio á Saúde da Família (NASF) percebendo a necessidade de empoderamento feminino e maior inclusão das mulheres na sociedade moderna desenvolveu um grupo de apoio, “Mulheres Empoderadas” que tem como objetivo proporcionar um espaço terapêutico para elas expressarem seus sentimentos e compartilhar com outras mulheres experiências relativas ao seu viver em sociedade. Mais que garantir o empoderamento e acolhimento dessas mulheres o intuito do grupo é desenvolver um trabalho mais sistemático envolvendo a equipe de saúde da Família (ESF), e demais profissionais na atenção e cuidado a essas mulheres. Tendo em vista o aumenta da violência contra a mulher, ouvindo-se muito falar sobre o Feminicídio que é o assassinato de mulheres pela condição de ser mulher, o termo que se refere a crime de ódio contra mulheres, justificado por uma historia de dominação da mulher pelo homem e estipulado pela impunidade e indiferença da sociedade e do estado.
Capacitar e conscientizar a mulher para exercer seu papel e seus direitos na sociedade moderna, através da construção da auto-estima e do seu empoderamento. Auxilia as mulheres a partilhar experiências subjetivas como uma forma de empoderar outras m as participantes do grupo foram convidadas pelos agentes comunitários de saúde do município. Os métodos utilizados durante o desenvolvimento do grupo foram roda de conversa, aplicação de questionários e palestras com profissionais de diversas áreas. A Técnica psicológica utilizada foi a Teoria Cognitiva Comportamental e o uso da Metodologia do Círculo de Cultura de Paulo Freire.
o grupo teve início em setembro de 2018, com 15 participantes, sob a coordenação do NASF. Os encontros eram quinzenais com a duração de 50 minutos, acontecendo às terças-feiras no inicio da manhã. Através de um espaço terapêutico que objetivava a troca de saberes e experiências entre as participantes, constatamosatravés da análise dos resultados dos questionários aplicados e da maior participação no grupo, que as integrantes tiveram maior autonomia, melhora da auto-estima, e uma maior reflexão acerca do seu papel na sociedade, sendo gerados sentimentos positivos que venham auxiliar em seus processos interpsiquicos e interpessoais,facilitando a tomada de decisão e controle dos seus medos, anseios que podem surgir na vivência em sociedade.Através dos encontros, foi possível visualizarmos as transformações na vida das mulheres acolhidas pelo grupo, sendo notável a conscientização dessas sobre seu papel em sociedade. Se mostraram mais capazes e confiantes para enfrentar as adversidades da vida, bem como impor seus desejos frente às mudanças socioculturais. A sensibili zação ao empoderamento ocorreu a partir do fato de perceberem que podem ser autônomas e que as mudanças ocorrem a partir delas mesmas e que a união era essencial.
Av. Pedro Lopes Dias