Visando o controle da população canina e a diminuição de cães vadios do município, realizamos um cadastramento de todos os cães da área urbana para posteriormente com esses dados realizar a castração.

O projeto cadastramento para castração canina visa o controle populacional de cães machos e fêmeas e, em conjunto, o controle considerável das zoonoses, principalmente a LVC. Através dos meios de comunicação (Facebook e informativo), convocamos a população para realizar o cadastro de todos os cães machos e fêmeas. Foram coletados dados como cor, tamanho e sexo dos animais, endereço e telefone para contato dos proprietários. Cada proprietário ao fim do cadastro teve o seu número de cadastro entregue facilitando assim o agendamento de atendimento veterinário e já sabendo o seu lugar na fila para o projeto de castração.

Foram cadastrados 525 cães de 260 proprietários, facilitando assim o trabalho de triagem para o projeto de castração. Foi possível organizar o fluxograma do projeto de castração. Através dos dados entraremos em contato com os proprietários para agendar a avaliação e teste de LVC e, posteriormente, a castração. Tendo em vista que o controle populacional de cães é uma politica de saúde pública, isso a torna de suma importância para o município. Com a realização do cadastro, inibimos muito a questão do abandono, pois através dele conseguimos pelas características dos animais identificar até quem são seus proprietários.

Principal

Darlan Araujo Fernandes

saude@cachoeiradaprata.mg.gov.br

Coautores

Gabriela Santos, Hudson Heleno Siqueira Mendes, Carina Candida Miranda

A prática foi aplicada em

Cachoeira da Prata

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Cachoeira da Prata

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Carina Candida Miranda

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

24 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas