Olá,

Visitante

Projeto Cajari Digital

A Secretaria Municipal de Saúde, ao diagnosticar que o processo de trabalho dos agentes comunitários de saúde estava muito abaixo do esperado, de acordo com a realidade, implanta o projeto piloto Cajari Digital, instalando nos celulares e tabletes dos agentes o aplicativo, que facilitaria e aumentaria a qualidade do serviço dos mesmos.

O objetivo foi implementar o aplicativo epHealth, que facilitaria o cadastramento populacional e as visitas domiciliares. Foi implantado, em 2018, em 10 aparelhos de agentes comunitários de saúde (ACS), como piloto. Como o aplicativo é gratuito e se encaixa perfeitamente no trabalho do dia a dia, foram capacitados com carga horária de 40 horas: como fazer o cadastramento e atualização individual e domiciliar; aplicação da ficha de consumo alimentar; geolocalização; cartão sombra de vacina; e visita domiciliar. O mesmo realizaria backup na nuvem e, logo após, realizaria a sincronização com eSUS, enviando por e-mail o arquivo zipado. O arquivo seria lançado junto ao eSUS PEC. Foi dado suporte mensalmente aos ACS e criado grupo de trabalho.

Iniciamos o projeto com 10 ACS de um total de 61 e, atualmente, estamos com 43 agentes. No ano de 2016, houve 911 pessoas cadastradas e 19.031visitas domiciliares. No ano de 2017, 1.135 pessoas cadastradas e 73.501 visitas domiciliares. No ano de 2018, 6.540 pessoas cadastradas e 95.774 visitas domiciliares, sendo que adesão ao aplicativo não houve custo com a compra de equipamentos, pois foi oferecida suporte permanente, por meio do qual os ACS observaram a qualidade e a facilidade de se realizar a produção. Como o aplicativo é sicronizado com eSUS PEC, legimita os arquivos produzidos pelo aplicativo. Observamos que depois da implantação, começamos a ter resultados mais eficazes no dia a dia do trabalho do agente de saúde, como a implantação do marcador de consumo alimentar, cartão sombra virtual, fichas de acompanhamentos de diabéticos, hipertensos, pessoas com hanseníase, tuberculose e crianças menores de 5 anos.

Principal

Diego Jardim Ferreira

semuscajari@gmail.com

Coautores

Diego Jardim Ferreira

A prática foi aplicada em

Cajari

Cajari

Cajari

Cajari

Cajari

Cajari

Cajari

Cajari

Cajari

Maranhão

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Cajari

R. Ver. Benedito Mendonça, 314 - Cajari, MA, 65210-000

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Diego Jardim Ferreira

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

01 jul 2024

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Você pode se interessar também

Práticas
A importância da implantação de sistema de regulação de exames no município de Mendes
Rio de Janeiro
Práticas
Ideação suicida e tentativas de suicídio: uma análise de casos do SAMU 192 no interior do estado do RJ.
Rio de Janeiro
Práticas
Samuzinho: Educação em saúde e primeiro socorros na escola para a promoção do SAMU 192.
Rio de Janeiro
Práticas
Implantação do programa de gestão transparente do tempo resposta no SAMU 192: uma missão desafiadora
Rio de Janeiro
Práticas
Verde, amarelo e vermelho: protocolo de classificação das consultas por grau de prioridade no Centro Especializado de Saúde de Quissamã (RJ)
Rio de Janeiro
Práticas
Indicadores para monitoramento das ações de promoção e atenção a saúde do homem em Petrópolis
Rio de Janeiro