- Atenção Primária à Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 13 nov 2024
Finalidade da experiência: aproximar o Sistema Único de saúde (SUS) aos alunos da Rede de Ensino. Promovendo atitudes que proporcionam mais qualidade de vida e promoção da saúde entre a comunidade escolar. Dinâmica e estratégias dos procedimentos usados: vários profissionais estiveram envolvidos no desenvolvimento dessas ações, dentre eles a nutricionista, a enfermeira, a psicóloga, a fonoaudióloga, o fisioterapeuta e os cirurgiões-dentistas. Será priorizada a abordagem multidisciplinar dos assuntos com a presença de mais de um profissional nos diferentes encontros. Indicadores, variáveis e coleta de dados: ao todo, durante o decorrer da experiência, foram atingidos cerca de 350 alunos da Rede de Ensino. Foram levantados dados epidemiológicos relacionados à obesidade infantil, saúde bucal e avaliação psicológica. Observações, avaliações, monitoramento: a eficácia do projeto será analisada trimestralmente através da percepção da mudança de hábitos e comportamentos dos adolescentes pela equipe de saúde envolvida e pelos professores da escola. No próximo ano, os mesmos alunos serão novamente avaliados e os dados epidemiológicos serão comparados. No final do ano letivo, será aplicado um questionário de autoavaliação para os adolescentes participantes. Com os resultados obtidos, será traçado um plano de trabalho com novas estratégias e ações a serem desenvolvidas.
Este projeto tem por objetivo trabalhar a promoção e a prevenção em saúde com adolescentes nas Redes Municipal e Estadual de Ensino do município do Selbach. Foram enfatizados assuntos relacionados à sexualidade na adolescência, alimentação saudável, saúde bucal, hábitos de higiene, álcool e outras drogas, autoestima, violência e bullying. As atividades foram desenvolvidas através de palestras, roda de conversa, encontros, reuniões e dinâmicas, sempre promovendo o diálogo e a troca de informações, oportunizando a divulgação da caderneta do adolescente. Desse modo, torna-se importante uma abordagem multifocal e o estímulo da participação da escola no desenvolvimento do cuidado na saúde do adolescente.
Concluímos que para formarmos uma população mais consciente e comprometida com uma qualidade de vida melhor, precisamos atingir de forma mais efetiva os alunos da Rede de Ensino, pois é nela que se forma o caráter social desses futuros cidadãos e usuários do SUS.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO