Olá,

Visitante

Programa Saúde na Escola no Enfrentamento À Covid-19: Relato de Experiência no Muncípio de Campos do Goytacazes-Rj

O fechamento das unidades escolares, dos espaços públicos e a necessidade de distanciamento social, se tornaram um grande desafio para o trabalho do PSE, para manter o desenvolvimento das ações. A equipe se reuniu, discutiu as possibilidades e habilidades de cada membro e decidiu reformatar suas atividades. Após pesquisar dados sobre a oferta de serviços de saúde através de tecnologias eletrônicas de informação e telecomunicação, a equipe se viu inspirada pela Telessaúde, que tem como finalidade a expansão e melhoria da rede de serviços de saúde, sobretudo da Atenção Primária à Saúde (APS), transpondo barreiras, especialmente, geográficas, para que as informações em saúde cheguem a toda população.

Em decorrência da Emergência Internacional, relacionada à COVID-19, declarada em 30 de janeiro de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e da suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede pública do município, como medida de controle da disseminação do novo coronavírus, o PSE teria suas ações interrompidas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi relatar as ações de enfrentamento à COVID-19 no âmbito do Programa Saúde na Escola no município de Campos dos Goytacazes-RJ.

À luz dessas considerações, num contexto de pandemia, compreendemos que questões como a saúde pública tornam-se prioritárias, mas há que se considerar que se trata de uma situação emergencial, que se desdobra na necessidade de atenção básica às questões paralelas e também decorrentes desse quadro pandêmico. Cabe-nos o desafio de alinhar estratégias para o enfrentamento dessa questão, respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde, no que se refere às ações do PSE. Não só as ações estão sendo reformuladas, mas também os profissionais, apropriando-se de novos conhecimentos e habilidades. As novas ferramentas virtuais que estão sendo utilizadas, em caráter urgente e providencial, serão incorporadas definitivamente às práticas, considerando a abrangência das informações e o público alcançado, transpondo barreiras físicas e geográficas.

Principal

Catia Maria de Oliveira de Mello

catiamellonutri@gmail.com

A prática foi aplicada em

Campos dos Goytacazes

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Av. Vinte e Oito de Março, 40-156 - Parque Tamandaré, Campos dos Goytacazes - RJ

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Catia Maria de Oliveira de Mello

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Início da Execução

Fim da Execução

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Atendimento aos autistas no município de Itaperuna: uma abordagem interdisciplinar e inclusiva
Rio de Janeiro
Práticas
PROJETO PRIMEIROS SOCORROS E PREVENÇÃO DE ACIDENTES NAS ESCOLAS – LEI LUCAS
Rio de Janeiro
Práticas
Consciência Vacinal: fortalecendo as estratégias e combatendo a desinformação para o cumprimento do calendário de vacinação de crianças no município de São Francisco-PB.
Paraíba
Práticas
Dengue: uma abordagem além do combate ao vetor nos centros de educação infantil
Rio de Janeiro
Práticas
Imunização na Zona Rural, em áreas de difícil acesso: Projeto Vacina Volante
Maranhão
Práticas
A importância da equipe multidisciplinar no tratamento e no cotidiano dos pacientes com Fibromialgia de Itatiaia-RJ
Rio de Janeiro
Práticas
Projeto Saúde Aqui: relato de experiência
Tocantins