Olá,

Visitante

Programa Saúde na Escola no Enfrentamento À Covid-19: Relato de Experiência no Muncípio de Campos do Goytacazes-Rj

O fechamento das unidades escolares, dos espaços públicos e a necessidade de distanciamento social, se tornaram um grande desafio para o trabalho do PSE, para manter o desenvolvimento das ações. A equipe se reuniu, discutiu as possibilidades e habilidades de cada membro e decidiu reformatar suas atividades. Após pesquisar dados sobre a oferta de serviços de saúde através de tecnologias eletrônicas de informação e telecomunicação, a equipe se viu inspirada pela Telessaúde, que tem como finalidade a expansão e melhoria da rede de serviços de saúde, sobretudo da Atenção Primária à Saúde (APS), transpondo barreiras, especialmente, geográficas, para que as informações em saúde cheguem a toda população.

Em decorrência da Emergência Internacional, relacionada à COVID-19, declarada em 30 de janeiro de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e da suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede pública do município, como medida de controle da disseminação do novo coronavírus, o PSE teria suas ações interrompidas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi relatar as ações de enfrentamento à COVID-19 no âmbito do Programa Saúde na Escola no município de Campos dos Goytacazes-RJ.

À luz dessas considerações, num contexto de pandemia, compreendemos que questões como a saúde pública tornam-se prioritárias, mas há que se considerar que se trata de uma situação emergencial, que se desdobra na necessidade de atenção básica às questões paralelas e também decorrentes desse quadro pandêmico. Cabe-nos o desafio de alinhar estratégias para o enfrentamento dessa questão, respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde, no que se refere às ações do PSE. Não só as ações estão sendo reformuladas, mas também os profissionais, apropriando-se de novos conhecimentos e habilidades. As novas ferramentas virtuais que estão sendo utilizadas, em caráter urgente e providencial, serão incorporadas definitivamente às práticas, considerando a abrangência das informações e o público alcançado, transpondo barreiras físicas e geográficas.

Principal

Catia Maria de Oliveira de Mello

catiamellonutri@gmail.com

A prática foi aplicada em

Campos dos Goytacazes

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Av. Vinte e Oito de Março, 40-156 - Parque Tamandaré, Campos dos Goytacazes - RJ

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Catia Maria de Oliveira de Mello

Conta vinculada

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
de Bem com a Vida”: Experiência do Grupo de Manejo da Ansiedade da Uaps Jardim Paraíso no Município de Patos de Minas
Pará
Práticas
Artesanato Como Prática de Promoção em Saúde Mental.
Rio de Janeiro
Práticas
Utilização do Lúdico Como Estratégia de Favorecimento do Atendimento e Vínculo com o Paciente odontopediátrico na Estratégia de Saúde da Família.
Espírito Santo
Práticas
Escola de Postura: Prevenção da Lombalgia, Através da Motivação da Prática Corporal, Contribuindo para a Melhoria da Qualidade de Vida dos Usuários de Irecê, Bahia.
Bahia
Práticas
Oficina de Culinária Kids: uma Ferramenta para Despertar a Alimentação Saudável das Crianças do Programa Saúde na Escola.
Bahia
Práticas
Isaba Kiambote [Bem Vinda a Folha]
Rio de Janeiro
Práticas
Ultrapassando Barreiras: o Acesso a Saúde no Sistema Prisional.
Santa Catarina
Práticas
Consultório na Rua e a Potência do Cuidado no Território: Produção de Afetos e Encontros
Alagoas
Práticas
Clube da Papinha: uma Estratégia de Adequação Nutricional e Promoção da Alimentação Complementar Saudável no Município de Timbaúba-Pe.
Paraíba
Práticas
Impacto do Programa Antitabagismo no Munícipio de São José da Lagoa Tapada – Pb
Paraíba