Olá,

Visitante

Programa Saúde na Escola no Enfrentamento À Covid-19: Relato de Experiência no Muncípio de Campos do Goytacazes-Rj

O fechamento das unidades escolares, dos espaços públicos e a necessidade de distanciamento social, se tornaram um grande desafio para o trabalho do PSE, para manter o desenvolvimento das ações. A equipe se reuniu, discutiu as possibilidades e habilidades de cada membro e decidiu reformatar suas atividades. Após pesquisar dados sobre a oferta de serviços de saúde através de tecnologias eletrônicas de informação e telecomunicação, a equipe se viu inspirada pela Telessaúde, que tem como finalidade a expansão e melhoria da rede de serviços de saúde, sobretudo da Atenção Primária à Saúde (APS), transpondo barreiras, especialmente, geográficas, para que as informações em saúde cheguem a toda população.

Em decorrência da Emergência Internacional, relacionada à COVID-19, declarada em 30 de janeiro de 2020 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e da suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede pública do município, como medida de controle da disseminação do novo coronavírus, o PSE teria suas ações interrompidas. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi relatar as ações de enfrentamento à COVID-19 no âmbito do Programa Saúde na Escola no município de Campos dos Goytacazes-RJ.

À luz dessas considerações, num contexto de pandemia, compreendemos que questões como a saúde pública tornam-se prioritárias, mas há que se considerar que se trata de uma situação emergencial, que se desdobra na necessidade de atenção básica às questões paralelas e também decorrentes desse quadro pandêmico. Cabe-nos o desafio de alinhar estratégias para o enfrentamento dessa questão, respeitando as diretrizes do Ministério da Saúde, no que se refere às ações do PSE. Não só as ações estão sendo reformuladas, mas também os profissionais, apropriando-se de novos conhecimentos e habilidades. As novas ferramentas virtuais que estão sendo utilizadas, em caráter urgente e providencial, serão incorporadas definitivamente às práticas, considerando a abrangência das informações e o público alcançado, transpondo barreiras físicas e geográficas.

Principal

Catia Maria de Oliveira de Mello

catiamellonutri@gmail.com

A prática foi aplicada em

Campos dos Goytacazes

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

Av. Vinte e Oito de Março, 40-156 - Parque Tamandaré, Campos dos Goytacazes - RJ

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Catia Maria de Oliveira de Mello

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Projeto Hidrovida: a utilização de terapia aquática como forma de tratamento para idosos com doenças osteomusculares.
Paraíba
Práticas
Assistência multiprofissional aos portadores de hipertensão e diabetes mellitus de uma UBS de Belém do Brejo do Cruz – PB: relato de experiencia
Paraíba
Práticas
Abordagem multiprofissional a usuários em processo de reabilitação física em Queimadas – PB
Paraíba
Práticas
Acesso facilitado ao mamógrafo itinerante: identificação precoce do câncer de mama
Paraíba
Práticas
O Papel do Samu na promoção em saúde com educadores e cuidadores de crianças com TEA
Paraíba
Práticas
Caminhos estratégicos da APS frente a cobertura vacinal no município de Bernardino Batista
Paraíba
Práticas
projeto interagir sorrindo
Rio de Janeiro