Programa São Luís em Movimento, circuito saúde: aspectos relevantes sobre atendimento da atenção básica de saúde para feirantes e comunidades

A feira é um espaço organizado caracterizado pela necessidade de compra de mercadorias de consumo alimentício, obtendo uma função social de grande relevância, que proporciona uma manifestação que não é apenas social e econômica, mas integra também o aspecto cultural. Se configuram historicamente como espaço dinâmico de convívio comercial que interage diretamente no aspecto social e cultural de uma população, tornando-se a identidade de um povo. Assim como a sociedade está em constante dinâmica e mudança, as feiras, como atividade tecida junta às comunidades acompanham esse contexto da humanidade. Habitualmente são partícipes fundamentais os feirantes, os fregueses, comerciantes e transeuntes que proporcionam a rotatividade e mobilidade constante, essa interação é uma forma antiga de comércio.

Objetivo Geral: analisar o impacto positivo do Programa São Luís em Movimento que viabiliza promoção, prevenção, diagnóstico e orientação para a qualidade de vida dos feirantes e comunidades de São Luís/MA. A pesquisa retrata um estudo de campo, ligadas às ações de saúde realizada pelo “Programa São Luís em Movimento, Circuito Saúde” tendo como amostra os bairros: Bairro de Fátima, Anil, Santa Cruz, Vila Palmeira, Mercado do Peixe (Centro), João Paulo, Anjo da Guarda e São Cristovão em São Luís (MA). O período de estudo compreende os meses de agosto, setembro, outubro e novembro do ano de 2018, é de natureza descritiva com abordagens qualitativa e quantitativa. Possui ainda aspecto observacional por método indutivo, assim, a pesquisa tem foco na vivência concreta da equipe multiprofissional dentro das feiras livres.

O programa em destaque disponibilizou atendimento aos feirantes de oito feiras de incumbência municipais: Feira do Bairro de Fátima, Anil, Santa Cruz, vila Palmeira, Mercado do Peixe, João Paulo, Anjo da Guarda e São Cristóvão. Oportunizou o atendimento com Clínico Geral, consulta com enfermeiros, odontólogos e distribuição de remédios da farmácia básica. Ressalva-se que os atendimentos realizados nas feiras municipais fazem parte da zona urbana da capital Maranhense, contudo, mesmo nessas áreas pôde ser observado a negligência por parte da população em relação à saúde própria. O programa foi avaliado de grande valia para a conscientização colocando a relevância a prevenção de doenças. O costume de compra e venda de alimentação constitui funções culturais de pessoas que convivem em sociedade, esses espaços são as feiras livres. o relato tem como sujeito principal o feirante, sua saúde e seus hábitos, assim como forma de combater os riscos e agravos de doenças. em geral, os feirantes apresentam um conhecimento superficial sobre riscos de doenças. Para que as ações sejam cada vez mais eficazes é necessária constante conscientização e sensibilização para que os feirantes percebam.

Principal

Eva Maria Reis Guimarães

evatrabalho@hotmail.com

Coautores

Júlio César Costa Dos Santos, Luiz Carlos De Assunção Lula Filho, Rayna Ohana Castelo Branco De Araújo, Sabrina Furtado Cunha Araújo,

A prática foi aplicada em

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

São Luís

Maranhão

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de São Luís (MA)

Rua Do Mocambo, 277 - Centro, São Luís - MA

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Luiz Carlos De Assunção Lula Filho

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

17 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas