Olá,

Visitante

Programa Planeja Floripa ? Saúde: uma Experiência de Planejamento e Transparência na Gestão Pública

O Plano Municipal de Saúde, a Programação Anual de Saúde (PAS) e o Relatório Anual de Gestão (RAG) são os três instrumentos legais constituídos, sendo que os dois últimos devem ser realizados anualmente, ao passo que o primeiro é válido para quatro anos. Contudo, para garantir que o planejamento cumpra seu papel gerencial é necessário que se construa uma cultura de planejamento nas instituições, que, como toda construção de cultura institucional, apenas acontece na continuidade de determinado movimento. Dessa forma foi construído o Programa Planeja Floripa Saúde como agente de integração de projetos e atividades rotineiras de planejamento da SMS. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis não tem medido esforços para tornar o planejamento uma cultura organizacional não apenas na gestão central, mas em todas as unidades de trabalho. O planejamento se constrói como processo participativo dos trabalhadores de todas as unidades de trabalho, de centros de saúde às gerências e diretorias, sendo estes incentivados a analisar a situação em que se encontram e planejar ações para superar as dificuldades. Todo esse processo é acompanhado e monitorado através do uso de um sistema de informação próprio (PDCASaúde), o qual pode ser acessado por qualquer usuário do SUS. Os resultados desses esforços (expressos em indicadores dos serviços de saúde, das condições de saúde da população e dos gastos com serviços diretos e indiretos) são apresentados à Câmara de Vereadores e ao Conselho Municipal de Saúde, como representantes da sociedade, garantindo transparência das ações da SMS.

O Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSUS) integra processos e instrumentos para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Principal

Edenice Reis da Silveira

A prática foi aplicada em

Florianópolis

Santa Catarina

Sul

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Edenice Reis da Silveira

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Pré Conferências Locais de Saúde: “Um Exemplo de Democracia na Saúde de Porto Velho, Rondônia.#
Rondônia
Práticas
Conferências Municipais de Saúde: Importância do Apoio Matricial no Fortalecimento do Controle Social e Espaços de Gestão.
Paraíba
Práticas
Educação Popular em Saúde: Estratégia de Gestão Participativa
Ceará
Práticas
Implantação do Conselho Gestor
Bahia
Práticas
Os Avanços do Conselho Municipal de Saúde de Macau
Rio Grande do Norte
Práticas
Participação Comunitária na Estratégia Saúde da Família do Abapã no Município de Castro – Paraná
Paraná
Práticas
Espaços de Cidadania: a Implantação das ouvidorias Municipais na 18ª Região de Saúde do Estado do Ceará
Ceará
Práticas
Redefinição da Lei Regulamentar do Conselho Municipal de Saúde de Santa Maria de Jetibá-Es por Meio das Rodas de Educação Permanente.
Espírito Santo
Práticas
Ouvidoria: Um Caminho para Melhoria da Gestão.
Espírito Santo