Olá,

Visitante

Programa Planeja Floripa ? Saúde: uma Experiência de Planejamento e Transparência na Gestão Pública

O Plano Municipal de Saúde, a Programação Anual de Saúde (PAS) e o Relatório Anual de Gestão (RAG) são os três instrumentos legais constituídos, sendo que os dois últimos devem ser realizados anualmente, ao passo que o primeiro é válido para quatro anos. Contudo, para garantir que o planejamento cumpra seu papel gerencial é necessário que se construa uma cultura de planejamento nas instituições, que, como toda construção de cultura institucional, apenas acontece na continuidade de determinado movimento. Dessa forma foi construído o Programa Planeja Floripa Saúde como agente de integração de projetos e atividades rotineiras de planejamento da SMS. Nesse sentido, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Florianópolis não tem medido esforços para tornar o planejamento uma cultura organizacional não apenas na gestão central, mas em todas as unidades de trabalho. O planejamento se constrói como processo participativo dos trabalhadores de todas as unidades de trabalho, de centros de saúde às gerências e diretorias, sendo estes incentivados a analisar a situação em que se encontram e planejar ações para superar as dificuldades. Todo esse processo é acompanhado e monitorado através do uso de um sistema de informação próprio (PDCASaúde), o qual pode ser acessado por qualquer usuário do SUS. Os resultados desses esforços (expressos em indicadores dos serviços de saúde, das condições de saúde da população e dos gastos com serviços diretos e indiretos) são apresentados à Câmara de Vereadores e ao Conselho Municipal de Saúde, como representantes da sociedade, garantindo transparência das ações da SMS.

O Sistema de Planejamento do SUS (PlanejaSUS) integra processos e instrumentos para a gestão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Principal

Edenice Reis da Silveira

A prática foi aplicada em

Florianópolis

Santa Catarina

Sul

Instituição

Endereço

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Edenice Reis da Silveira

Conta vinculada

ideiasus@gmail.com

02 jun 2023

e atualizada em

14 set 2023

Seu Período de Execução foi de

até

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Conselho Local de Saúde no Fortalecimento do Controle Social no Município de Crato-Ce
Ceará
Práticas
Implantação de Conselho Local de Saúde em Município de Pequeno Porte Através de Redes Sociais
Minas Gerais
Práticas
A Concretização do Controle Social Através de uma Associação de Usuários, Familiares e Amigos da Saúde Mental no Município de Silva Jardim – Rj
Rio de Janeiro
Práticas
Ouvidora da Saúde no Município de Lagoa da Prata – Um Espaço de Participação Efetiva, Controle Social, Mediação, Humanização e Fortalecimento da Rede.
Minas Gerais
Práticas
Ação Conjunta Entre a ouvidoria/Cms de Saúde e Secretaria Municipal de Saúde Promove Trabalho Diferenciado À População de Primavera do Leste Realizando Experiencias Exitosas.
Mato Grosso
Práticas
Pesquisa de Satisfação Usuários Internados – Hospitais Federais do Rio de Janeiro
Rio de Janeiro
Práticas
Avaliação do Impacto da Divulgação dos Serviços e Ações da Secretaria Municipal de Saúde Como Ferramenta de Prestação de Contas, Consolidação da Imagem da Instituição e Incentivo a Participação Popula
Paraná
Práticas
Ouvidoria Ativa – (Re) Aprendendo a Escutar o Usuário
Paraná
Práticas
Agenda Participativa: Contribuição para o Fortalecimento do Planejamento em Saúde de Guaraí – To.
Tocantins
Práticas
Intersetorialidade: Concepção Ampliada de Saúde nas Ações do Conselho Local de Saúde das Gramas – Castro /Pr
Paraná