Olá,

Visitante

Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Pics) na Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Ensp) da Fiocruz.

Os resultados alcançados foram facilitados pela forma de gestão participativa e horizontal com que o GT PICS atua. Utilizando tecnologia social de design de projetos, baseada em linguagem e práticas inclusivas que valorizam a sabedoria coletiva, os trabalhadores escolhem as atividades a serem executadas, pactuando prazos e resultados, e mantém registro em atas das decisões de forma a garantir a legitimidade das ações realizadas.(Dragon Dreaming, 2022) Também, pelo apoio da Direção com a inserção de registros no Planejamento Institucional, disponibilização de recursos orçamentários para formação de novos terapeutas, aquisição de materiais permanentes e de consumo, e em processo de consolidação de espaço físico para as práticas presenciais.

Propor estratégias para a implementação das PICS na ENSP (Brasil, 2018), nas dimensões do cuidado, ensino e pesquisa. Baseado na PNPIC (Brasil, 2006), que considera o “indivíduo na sua dimensão global – sem perder de vista a sua singularidade, quando da explicação de seus processos de adoecimento e de saúde” o GT vem apoiar, com a oferta das PICS, para a integralidade da atenção à saúde dos servidores, alunos, estagiários e usuários dos serviços de saúde. Métodos: O trabalho tem início na identificação dos trabalhadores e suas habilitações em PICS, e a partir disso foi elaborado um plano de capacitação e organização dos espaços para as ofertas, presenciais e remotas. Foi utilizada a ferramenta WhatsApp como canal para manter os terapeutas em contato, divulgando atividades disponíveis e ações realizadas, além de encontros virtuais e presenciais. A proposta foi atuar de forma interdepartamental, agregando profissionais de áreas e unidades diversas da Fiocruz.

Devido à falta de legislação da profissão de terapeuta em PICS, e para proteção institucional, os trabalhadores assinaram termo de compromisso para a atuação como voluntários. Muito ainda temos que realizar e consolidar. Temos vivenciado a receptividade das PICS por outros profissionais de saúde e o público atendido – usuários do SUS e pelos trabalhadores como um todo. Em 1986 as primeiras práticas, hoje consideradas integrativas e complementares, foram ofertadas no Centro de Saúde Escola Germano Sinval Faria, que tem sido um apoiador importante na formação de novos terapeutas em PICS, liberação dos trabalhadores para participação em eventos científicos, na aquisição de materiais para atendimentos e na disponibilização de espaço físico.

Principal

Janete de Souza Romeiro

janete@ensp.fiocruz.br

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Instituição

RUA LEOPOLDO BULHOES 1480

Uma organização do tipo

Outra

Foi cadastrada por

Janete Romeiro

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

04 dez 2015

e atualizada em

14 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
Educação permanente do Cosems RN e o planejamento regional
Rio Grande do Norte
Práticas
Regionalização é o Caminho
São Paulo
Práticas
Garantia de Financiamento: Ação Coletiva do Cosems no Poder Judiciário
Rio Grande do Sul
Práticas
Avanços e Desafios do Fundo Municipal de Saúde – Borba/Am
Amazonas
Práticas
Programa Saúde Melhor
Minas Gerais
Práticas
Mecanismos de Financiamento e Modalidades de Gestão para oferta de Serviços de Saúde em Região de Saúde: Subfinanciamento Público e Centralidade no Procedimento Médico com Restrição na oferta Pública
Bahia
Práticas
A Atuação do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Mato Grosso – Cosems/Mt no Fortalecimento das Ações da Educação Permanente em Saúde no Estado de Mato Grosso
Mato Grosso
Práticas
Prêmio Boas Práticas em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis/Sc
Santa Catarina
Práticas
Análise das Ações de Reestruturação da ouvidoria Municipal do SUS, da Cidade de Manaus, com Vistas À Ampliação da Capacidade de Atendimento e Resolutividade, com Ênfase nos Resultados das Atividades I
Amazonas