Práticas e atitudes sustentáveis – Fundação Angelica Goulart

No Rio de Janeiro, mais de 1 milhão de pessoas vivem em situação de insegurança alimentar. Em Pedra de Guaratiba, bairro da zona oeste carioca, os quintais urbanos mostram que é possível cultivar alimentos nas cidades, regenerar o ambiente e promover a saúde e o bem-viver de forma acessível e integral. Práticas e Atitudes Sustentáveis é um projeto da Fundação Angelica Goulart que alimenta e elabora subprojetos de cunho sustentável, baseando-se em tecnologias sociais simples e práticas que melhoram a qualidade de vida e a convivência da população local com o ambiente e o seu entorno, estimulando que as crianças/adolescentes e familiares se tornem agentes participativos e de multiplicação desta metodologia.

A partir da identificação e vivência das consequências das mudanças climáticas no território de Guaratiba, agravados pelos efeitos do racismo ambiental, traçou-se estratégias de sensibilização, mobilização e envolvimento da comunidade em práticas agroecológicas como a gestão de resíduos através da compostagem; um curso de jardinagem sustentável; um sistema de captação de água da chuva; e roda de mulheres sobre agroecologia, cuidados e plantas medicinais. Os subprojetos estão em consonância com as ODS: 1. Erradicação da fome; 2. Agricultura sustentável; 3. Saúde e bem-estar; 5. Igualdade de gênero; 8. Trabalho decente e crescimento econômico; 10. Redução das desigualdades; 11. Cidades e comunidades sustentáveis; 12. Consumo e produção responsáveis; 13. Ação contra a mudança global; 18. Igualdade racial.

Na Fundação Angelica Goulart, funcionam diversas tecnologias sociais para sensibilização de instituições parceiras como escolas e creches da região e da comunidade local a respeito destas práticas. Compostagem: mais de 150 toneladas de resíduos orgânicos reciclados, reduzindo aproximadamente 360 toneladas de gás metano. Captação de água da chuva: pelo menos 30 mil litros de água aproveitada nos jardins e hortas da instituição.

Proporcionar o diálogo com a comunidade e o estímulo à participação e envolvimento de grupos e experiências territoriais na construção das atividades e trocas de conhecimentos.

Principal

Paulo Monteiro

paulomonteiro10@yahoo.com.br

Coordenador

Coautores

Paulo Monteiro

A prática foi aplicada em

Rio de Janeiro

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Belchior da Fonseca, 1025 - Pedra de Guaratiba, Rio de Janeiro - RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Terceiro Setor

Foi cadastrada por

Paulo Monteiro

Conta vinculada

21 jan 2025

CADASTRO

21 jan 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas