Olá,

Visitante

Planejamento Estratégico com Foco na Governabilidade

o planejamento das ações de saúde surgiu como decorrência da complexificação crescente do processo de trabalho nesta área, em virtude da necessidade de se enfrentar as mudanças que foram ocorrendo nas condições de vida e saúde da população, se tornando um processo essencial para definir proposições e construir a sua viabilidade, com vistas à solução de problemas e atendimento de necessidades individuais e coletivas.Diante do cenário de crise de 2016, viu-se a necessidade de aprimorar a análise dos dados dos instrumentos de gestão, saindo de uma visão limitada de cumprimento de prazos e partindo para a estruturação de um amplo Plano Estratégico, que seguindo a orientação de portarias ministeriais e da lei complementar 141/2012 dando início a uma nova maneira de fazer Saúde.Estabeleceu-se uma agenda, onde todos, inclusive o Conselho Municipal de Saúde, são convidados a participar da elaboração dos instrumentos de gestão e realizar o monitoramento das ações propostas na PAS.

Evidenciar a importância dos instrumentos de Planejamento Estratégico no intuito de melhorar a aplicação dos recursos financeiros gerando ganhos de produtividade e eficiência para o SUS. Utilizando da Agenda Estratégica pré-definida através de portarias do Ministério da Saúde e da Lei Complementar 141/2012. o Setor de Planejamento da Secretaria Municipal de Saúde discute diariamente pautas de sua competência com a Gestora da pasta da Saúde e de acordo com o monitoramento, discute com cada setor as necessidades de organizar melhor o serviço de sua responsabilidade. Os setores estão realizando um trabalho de acompanhamento do orçamento previsto de acordo com as ações determinadas na Programação Anual de Saúde. as oscilações e modificações no orçamento são comunicados ao Setor de Planejamento para as mudanças necessárias para o ano posterior. Atitude que implicará em uma previsão orçamentária mais condizente com a realidade.

Os resultados observados foram: • Maior conscientização dos agentes públicos quanto à importância de um planejamento efetivo • Trabalho intersetorial em busca de melhorar a aplicação dos recursos • Efetividade dos gastos • Organização das ações através do cumprimento da Programação Anual de Saúde.Através do Planejamento Estratégico, a gestão da saúde no município de Macaíba/RN, se tornou um processo articulado, cujo principal objetivo é a validação da promoção, recuperação e reabilitação dos usuários por meio de um acesso de qualidade contribuindo assim para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde.

Principal

Patrícia Emannuely De Paula Souza

gisleynekarla@hotmail.com

Coautores

Izabel Cristina Figueiredo Dias Emerenciano

A prática foi aplicada em

Macaíba

Rio Grande do Norte

Nordeste

Instituição

Rua Jardim Dos Eucaliptos, 38, Nova Parnamirim

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Gisleyne Karla Medeiros Da Silva

Conta vinculada

A prática foi cadastrada em

23 set 2023

e atualizada em

23 set 2023

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

Palavras-chave

nenhuma

Você pode se interessar também

Práticas
TEA/TDAH: inclusão sem discriminação
Paraíba
Práticas
Visita de luto – uma atitude humanizada
Rio de Janeiro
Práticas
Vacinação Sem Barreiras: um Grande Desafio
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Vacinação: Estratégias para o Aumento da Cobertura Vacinal no Município de Barrolândia – TO
Todos os Estados (Norte)
Práticas
Plano de Recuperação do Faturamento Ses/Df
Distrito Federal
Práticas
Sala de Situação Ses-Df
Distrito Federal
Práticas
Rede Inovases
Distrito Federal
Práticas
Diagnóstico de Atendimento da População Hipertensa/Diabética da Equipe 474/06
Distrito Federal