O Projeto de Percursos Formativos na Rede de Atenção Psicossocial foi lançado através de uma chamada pública de seleção de projetos para municípios com interesse em qualificar as ações de cuidado em saúde mental, álcool e outras drogas. O projeto é uma estratégia de educação permanente oferecida aos profissionais dos pontos de atenção da Raps, para qualificação de suas práticas, tendo como eixo 6 linhas de ação que nortearam as discussões sobre o processo de trabalho: 1) saúde mental na atenção básica, 2) saúde mental infanto-juvenil, 3) demandas decorrentes do uso de álcool e outras drogas.

O projeto aborda a necessidade de qualificação das práticas nos pontos de atenção em saúde mental através da educação entre pares, em ato, priorizando o protagonismo dos usuários e trabalhadores e valorizando as experiências locais.

O projeto teve boa aceitação pelos participantes e contribuiu para qualificação das práticas de cuidado na rede de atenção psicossocial, viabilizando o compartilhamento e disseminação de boas práticas no campo da saúde mental, álcool e outras drogas. Alguns municípios participantes vêm experimentando localmente a replicação dessa experiência.

Principal

June Corrêa Borges Scafuto

junecbs@gmail.com

Coautores

June Corrêa Borges Scafuto

A prática foi aplicada em

Brasília

Distrito Federal

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Via L3 Norte - Setor de Grandes Áreas Norte 610 - Brasília, DF, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

June C. B. Scafuto

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

07 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas